Notícias

Pesquisa

Vencedoras do 2° Desafio de Ideias conhecem Parque Tecnológico em Recife

publicado: 22/05/2019 22h47, última modificação: 29/01/2026 17h40
A visita fez parte da premiação do Desafio de Ideias, competição anual promovida pela Incubac
desafio_ideias_4.jpg

Entre os dias 06 a 08 de maio, as campeãs do 2° Desafio de Ideias do Instituto Federal do Acre (Ifac), a professora Juliany Torres Siqueira e a estudante Loêmia da Silva Nascimento, ambas do campus Tarauacá, visitaram o Parque Tecnológico Porto Digital em Recife (PE), afim de conhecer as instalações e aprimorar os conhecimentos nas áreas de empreendedorismo e tecnologia.

A visitação teve como objetivo proporcionar ao empreendimento da dupla, que foi o vencedor durante a competição realizada em 2018, durante o III Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (Conc&t), a chance de  conhecer e fazer contato com outros negócios e startups, que estão em fase de desenvolvimento dentro de incubadoras. Juliany Torres e Loêmia Nascimento venceram a competição com o projeto de uma empresa para comercializar produtos com o foco na valorização da língua e cultura acreanas. 

 

Para a Juliany Torres, a visita ao Porto Digital foi uma experiência enriquecedora. "Conseguimos verificar a estrutura e material necessários para melhorar o desenvolvimento de negócios e também abrimos nossa mente para novas possibilidades. Agradeço ao Ifac por fomentar essas ações que são essenciais para o desenvolvimento dos nossos estudantes e acaba refletindo em toda comunidade acadêmica”.

Além das vencedoras, também participaram da viagem o diretor do Núcleo de Tecnologia do Ifac (NIT), Pedro Raimundo Soares, e o coordenador de Incubadoras do Ifac, Reinaldo Maia Siqueira.

O dia a dia das visitas

O primeiro dia de visita aconteceu no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), onde foi possível conhecer os espaços de desenvolvimento de inovações e incubação de empresas, além do o Centro de Ensino Cesar School, que oferece especialização e mestrado em áreas como Design e Tecnologia da Informação, além dos programas de desenvolvimento de inovação tecnológicas.

O dia seguinte foi dedicado a conhecer as instalações da sede do Porto Digital, sua incubadora, aceleradora e laboratórios de prototipagens, além de participar de uma apresentação das metodologia utilizada pela incubadora para incubação de empresas, por meio de uma conversa com seu gerente de empreendedorismo e com a coordenadora da Incubadora.

No terceiro dia, a dupla conheceu o Armazém da Criatividade, um polo de desenvolvimento criativo ligado ao Porto Digital, na cidade de Caruaru, e seus laboratórios de prototipagem, além dos ambientes de incubação e desenvolvimento de negócios.

Segundo o coordenador da Incubac, Reinaldo Maia, a viagem foi marcada por momentos de conhecimento, interação com pessoas e empresas ligadas a tecnologias da informação, além de proporcionar um contato da aluna com uma nova realidade entre startup e instituições fomentadoras de inovação e empreendedorismo.

Veja o depoimento da aluna Loêmia da Silva Nascimento sobre sua experiência no Desafio de Ideias e em visita ao Parque Tecnológico de Recife: 

“Durante o processo do Desafio de Ideias aprendi várias coisas novas e metodologias que poderei aplicar na minha vida profissional. Adquiri muita experiência durante as palestras ainda no campus Tarauacá, quando apresentei uma primeira amostra do meu projeto de empresa. Ao chegar em Rio Branco, para apresentar minha ideia de negócio durante o III Conc&t no campus Rio Branco, pude assistir várias palestras fornecidas sobre gestão e negócio, startups e inovação com palestrantes do Brasil e de fora do país.

Durante todo o Desafio mudei meus pensamentos sobre empreendedorismo, pois foi possível perceber o quanto este mundo está crescendo, como está em alta e pode ser voltado para qualquer tipo de negócio. No período em que estive em Rio Branco também pude perceber o quanto o empreendedorismo está ligado a negócios que se preocupem com o meio ambiente. Pude perceber ainda o quanto devemos ter essa preocupação com o meio ambiente, além de ter aprendido uma infinidade de novas coisas que com certeza usarei em minha vida profissional.

Em Rio Branco, meu negócio se destacou dentre os demais, o que fez com que eu recebesse a 1ª colocação no Desafio de Ideias. Com isso, ganhei como prêmio a viagem para Recife, onde foi possível conhecer o Parque Tecnológico voltado para a área de empreendedorismo, que faz uso de metodologias diferenciadas e conta com uma ótima infraestrutura. Fiquei maravilhada ao conhecer um lugar que oferece apoio aos novos negócios e que tem essa atenção especial voltada para essa área. Além disso, a viagem me proporcionou uma visão de um mundo novo, conheci uma nova cultura, pessoas diferentes, lugares diferentes, foi uma experiência única, pois saí de um lugar tão pequeno no interior do Acre, que é a cidade de Tarauacá, para visitar uma cidade diferente, um estado diferente. Espero que outros alunos tenham essa oportunidade, que possam abrir a mente e se tornarem pessoas críticas e participantes na sociedade.

Toda minha trajetória durante esse período foi importante para o meu desenvolvimento como pessoa e como futura profissional que serei,. Visualizei uma outra realidade e o contato com novas informações me fez abrir ainda mais a minha mente para oportunidades de negócios relacionadas ao empreendedorismo. Volto para o campus Tarauacá trazendo uma experiência incrível. Tenho estimulado todos os meus colegas a empreender e não somente ficar dependendo de um emprego em empresas. Além disso, tenho incentivado também os alunos a participarem do Desafio de Ideias no CONC&T de 2019.”