Notícias
Campus Sena Madureira
Curso de Zootecnia comemora desempenho de alunas aprovadas em mestrado
Laine e Marina no congresso de Zootecnia, em 2018
O curso de Zootecnia do campus Sena Madureira está em festa. Em fevereiro, a graduação do Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu nota 4 após reavaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, no início de março, mais uma conquista chegou com a publicação do resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental (PPGESPA), a nível de mestrado, no qual três estudantes de Zootecnia foram aprovadas. A pós-graduação é ofertada pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

Antônia Valcemira foi aprovada para a área de Sistema de Produção e Nutrição Animal - Subárea de Produção de bovinos de leite
Marina Marie Nogueira e Antônia Valcemira de Oliveira foram aprovadas para a área de Sistema de Produção e Nutrição Animal e Laine Oliveira realizará seu mestrado na área de Reprodução Animal. As estudantes obtiveram classificações em 1º e 2º lugares nas subáreas que escolheram.
Segundo a diretora geral do campus Sena Madureira, Italva Miranda, as estudantes têm em comum o fato de terem sido bolsistas de iniciação científica. “As orientações de Pibic fizeram toda a diferença. Marie foi orientanda de Edvar, Antônia Valcemira de Dayana e Laine de Jefferson”. A gestora também destacou a importância do fomento à produção científica por meio dos editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp).
Ainda em fase de conclusão do curso, Marina Marie Nogueira, 24 anos, é aluna da primeira turma de Bacharelado em Zootecnia. Ela conta que viu no mestrado a oportunidade de continuar os estudos na área de Produção Animal e se diferenciar no mercado de trabalho, além de se realizar profissionalmente. “Eu fiquei muito feliz pela aprovação também pelo fato que independente das circunstâncias de ser da primeira turma do estado, pude obter êxito com minhas colegas de curso, onde concorremos em subáreas diferentes. O empenho e esforço de cada um foi muito valorizado entre as outras turmas e gestão do campus. É um momento mágico e de muita alegria”, afirmou.
Iniciação científica
A estudante explicou que o gosto pela pesquisa surgiu ainda no início da graduação. “Desde o primeiro período do curso, eu comecei a gostar de pesquisa através da iniciação científica. Tive experiência de ser bolsista e voluntária de projetos desenvolvidos pelo Ifac”, conta a estudante que atuou como bolsista com orientação do professor Edvar de Sousa da Silva.
Professor Edvar Silva e Marina ainda como bolsista Pibic, em 2014
Para o docente, o desempenho das estudantes com a aprovação no mestrado mostra que o trabalho está no caminho certo. “O meu maior presente como professor é ver o sucesso de meus alunos. Fiquei muito feliz ao ver minha primeira orientada de iniciação científica no Ifac, Marina Marie aprovada e pude compartilhar com a felicidade dos orientadores das outras aprovadas. Isto mostra que a iniciação científica cumpriu realmente seu papel, que para mim, é contribuir na formação de recursos humanos com qualidade. Qualidade esta, comprovada com a aprovação destas alunas, pois todas trabalharam com pesquisa no Ifac”, comemorou.
Criado em 2013, o curso de Bacharelado em Zootecnia é o único no estado do Acre a oferecer a formação de profissionais para atuarem na produção de alimentos de origem animal. De acordo com a diretora do campus Sena Madureira, “O curso vem apresentando um desempenho incrível desde que foi criado. A aprovação dessas meninas no mestrado em seu primeiro processo seletivo, demonstra o comprometimento e a dedicação com o curso, concorrendo de maneira muito forte com os demais candidatos. O esforço e empenho da gestão em melhorar as condições de funcionamento do curso e a motivação dos professores foram fundamentais, mas elas aproveitaram muito bem as oportunidades que a instituição lhes proporcionou”.
Reavaliação com nota 4
A outra conquista se refere à avaliação positiva feita pelo Inep. Recentemente, com a conclusão da obra e mudança para a sede própria do campus Sena Madureira, o curso de Zootecnia recebeu novamente a visita de avaliadores do Inep, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Durante a visita foram observadas questões como qualificação do corpo docente, plano pedagógico do curso e infraestrutura. Dias depois, o Inep divulgou o relatório da avaliação que concedeu conceito 4 ao curso.
“A nota 4 obtida pelo curso confirma os diferentes esforços e compromissos envolvidos. Quando todos acreditam no sucesso e no poder transformador da educação, os resultados positivos aparecem”, garantiu a diretora, Italva Miranda. Após, a avaliação, o processo culmina com o reconhecimento do curso, por meio de publicação de portaria pelo Ministério da Educação junto ao Diário Oficial da União.
