Ifac realiza entrega de chips com internet para atividades acadêmicas

publicado: 18/12/2020 00h24, última modificação: 18/12/2020 00h28
Mais de 900 estudantes do Ifac serão beneficiados com a entrega dos chips
chips_ctc.png

Os chips com pacote de dados móveis já chegaram. Nesta semana, os estudantes aprovados no edital “Aluno Conectado” começaram a receber os chips para desenvolverem atividades acadêmicas que necessitem da conexão com a internet. No total, 918 estudantes do Ifac serão beneficiados com o programa do Ministério da Educação (MEC).

Neste primeiro momento, segundo a Diretoria de Assistência Estudantil, 790 alunos estão recebendo os chips, sendo: 54 do campus Baixada do Sol; 270 chips para Cruzeiro do Sul; 200 para o campus Rio Branco; 70 para Sena Madureira; 113 para Tarauacá; e 83 para o campus Xapuri. Posteriormente, haverá uma nova distribuição para os demais estudantes inscritos na 2ª chamada do edital.

O programa tem duração prevista de 12 meses, podendo ser interrompido a partir do 6º mês pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou a qualquer tempo, caso cessem os efeitos da declaração de calamidade pública. “Aluno Conectado” é uma medida de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia pelo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes, foi feito um importante trabalho pelos núcleos de Assistência ao Estudante durante a divulgação do edital, já que muitos alunos não tiveram conhecimento da seleção justamente por não ter acesso a internet em suas residências. Por isso, os Naes entraram em contato com esses alunos por telefone e, em alguns casos, fizeram visitas presenciais. O diretor ainda destaca a articulação dos Naes com as lideranças estudantis para chegar até os alunos mais necessitados.