Notícias
Campus Sena Madureira
Pesquisa desenvolvida no campus Sena Madureira é publicada em livro
Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Sena Madureira foi publicado no livro “Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas”, da Stricto Sensu Editora. O estudo apontou, com base na análise geoestatística, as áreas em três bairros de Sena Madureira onde há maior probabilidade de ter água para a perfuração e instalação de poços semi-artesianos.
O objeto de estudo reflete uma preocupação com o acesso à água potável pela população. O artigo publicado “Análise geoestatística na perfuração de poços semi-artesianos em três bairros do município de Sena Madureira-AC” descreve que o Acre está situado sob o Sistema Aquífero Grande Amazônia. Segundo a Secretária de Estado de Meio Ambiente, os principais poços da região que atingem esse aquífero, situam-se entre 10 m e 100 m, refletindo o caráter domiciliar dessas unidades de capitação. Ainda de acordo com o artigo, nos últimos anos, as perfurações de poços semi-artesianos e cacimbas tornaram-se uma prática comum, no município de Sena Madureira, devido à precariedade do abastecimento público em atender as residências.
O livro está disponível gratuitamente em e-book. Clique aqui para acessar
Conforme explicou o coordenador do projeto de pesquisa, professor Naje Clécio da Silva, “A idealização desse projeto se deu pelo grande número de poços semi-artesianos existentes no município de Sena Madureira.” Ele conta que o estudo ficou delimitado nos bairros Bosque, Centro Social Urbano (CSU) e José Nogueira Sobrinho (JNS) por conterem os maiores números de poços. No entanto, é possível que a pesquisa seja ampliada, podendo ser feito um estudo para todo o município.

“Por meio da análise geoestatística, foi possível predizer a existência de água em locais não perfurados, possibilitando gerar uma superfície contínua que expresse a distribuição espacial de água subterrânea na região em estudo. Esses dados são de grande valia para os moradores saberem os locais onde, possivelmente, encontrarão água com a perfuração de novos poços semi-artesianos”, concluiu o professor.
Acadêmico do 7º período de Licenciatura em Física, Abraão França, atuou como bolsista no projeto. Ele relatou como o trabalho, que teve início em 2018, foi desenvolvido. “Trabalhar nesse projeto foi muito proveitoso. Ver a ideia nascer, pesquisar e descrever os resultados alcançados trouxe o sentimento de tarefa cumprida. Apresentamos os resultados parciais do projeto em 2018 no III Conc&T [Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac], onde a comunidade de Sena Madureira pôde apreciar o andamento da pesquisa. Em 2019, na ocasião do IV Conc&T, expusemos os resultados finais da pesquisa, desta vez, a toda a comunidade acadêmica do Ifac. E por fim, em 2020, foi publicado como capítulo do livro ‘Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas’, na Stricto Sensu Editora, o que nos deixou muito felizes”.

O projeto recebeu apoio financeiro do Ifac pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), por intermédio do edital 01/2018. Também contribuíram com a pesquisa o professor Hudson Franklin Veras, e os discentes do curso de Física Gean Marinho, Maiara de Araújo, Milena da Silva e Sandrele Lima.
O livro “Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas” faz parte de uma coletânea de pesquisas sobre experiências em pesquisas e ensino relacionados a grande área Exatas. Ele está dividido em dezessete capítulos, cada qual apresentado na forma de artigos científicos, em sua maioria oriundos de Institutos e Universidades Federais. A organização é de Luís Eduardo Maggi.
Com informações do projeto – campus Sena Madureira