Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes produzem informativo sobre prevenção da Covid-19

publicado: 10/10/2020 07h35, última modificação: 22/02/2021 18h37
Coordenadora da ação explicou da importância do trabalho no atual momento, quando há um grau elevado de autoconfiança das pessoas
panfleto_covid_ccs.png

Alunos e professores do Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Cruzeiro do Sul produziram um material informativo com informações básicas para a prevenção da contaminação pelo coronavírus, causador da Covid-19. A produção de um panfleto e um vídeo animado foi feita de forma interdisciplinar.

No material, são abordados hábitos a serem adotados com maior frequência, como higienizar as mãos e usar máscaras protegendo a região da boca e nariz. Além disso, também são apontados hábitos para se evitar, como tocar o rosto sem higienizar as mãos, evitar compartilhar objetos pessoais e aglomerações. As informações estão em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

Baixe aqui o panfleto em PDF

A coordenadora da ação, professora Rainise Lima, explicou sobre o trabalho. “Justamente neste momento, em que há um grau elevado de autoconfiança, é necessário uma maior prevenção, uma vez que a vacina ainda não está sendo distribuída à população. Desta forma, alguns professores e alunos uniram-se em uma atividade interdisciplinar para elaborar um panfleto informativo sobre o tema”, comentou.

Os alunos tiveram ajuda de vários professores do campus para construir os textos e fazer a tradução das frases do português para o inglês e espanhol. Já a tradução para o francês foi feita com a colaboração externa da professora Marilene Torres que também auxiliou o professor de informática Cássio Noronha na produção do vídeo animado.

Clique aqui para assistir ao vídeo

O panfleto ainda conta com ilustrações e uma tirinha feitas pelo aluno Rafael Boero. Também foi ele quem criou a animação do início do vídeo onde aparece uma criança. O desenho do panfleto foi feito pela aluna Maria de Jesus Souza. O aluno Islan Victor criou o primeiro desenho de um rapaz usando máscara, que foi um autorretrato. Todas as etapas tiveram a supervisão da professora Rainise.

“Durante o processo e ao final houve um diálogo entre os professores para que a parceria lograsse êxito. Esta atividade foi realizada antes do início das aulas presenciais, porém seu término ocorreu agora porque cada etapa passava por um aluno ou professor. Após idas e vindas, passar por várias mãos, é que foi concluída”, contou a coordenadora, que destacou a interdisciplinaridade como fator chave na produção do material.

panfleto_covid_cruzeiro.png

A ação contou com a participação dos servidores Mirna Rocha, Aline da Silva, Maria Correia, Cássio Noronha, Hellen Azevedo, Valéria Silveira e dos alunos Isaac Silva, Maria de Souza, Rafael Boero, Islan Melo, Julius Silva, Robson Sousa, Caleb Lima, Alec Creiglow, Giovanna Nascimento.

Para a professora Rainise, “o mais legal é que mesmo sem valer nota ou frequência todos participaram de forma harmoniosa, imbuídos do espírito de cooperação e propósito social. Usando a criatividade é possível realizar grandes coisas apenas com o que já temos disponível em nosso dia a dia.”

registrado em: