Notícias

REITORIA

Outubro Rosa: Se toque! A prevenção é o melhor caminho

publicado: 01/10/2020 18h00, última modificação: 23/03/2026 17h53
O Instituto Federal do Acre apoia essa causa
1_Card_Geral_outubro_rosa.jpg

- Foto: Wenderson Sousa

Realizada em todos os anos, mundialmente, a campanha Outubro Rosa tem o objetivo de alertar a comunidade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E o Instituto Federal do Acre (Ifac), além de apoiar essa causa, também acredita que os cuidados prévios, orientações e recomendações médicas contribuem para a prevenção e tratamento adequado. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

O Inca estima que em 2020, mais de 66 mil pessoas podem ser diagnosticadas com a doença. Por esse motivo, a prevenção é muito importante, visto que quando o câncer de mama é detectado em suas fases iniciais, em grande parte dos casos, a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias são maiores. 

Por isso, em 2020, o Ifac deixa em seus canais oficiais a mensagem: "Se toque! A prevenção é o melhor caminho".

Para saber mais informações sobre os sintomas, tratamentos e como se prevenir, basta acessar o site do Inca