Campus Tarauacá

Estudante do Ifac apresenta artigo sobre comportamento dos alunos no ensino remoto

publicado: 06/04/2021 21h15, última modificação: 06/04/2021 21h40
Pesquisa foi publicada nos anais do III Congresso Amazônico de Educação À Distância, do Instituto Federal de Rondônia
artigo_aluna_tarauaca1.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Tarauacá teve um artigo apresentado e publicado nos anais do III Congresso Amazônico de Educação À Distância, do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). O estudo buscou analisar o comportamento dos estudantes com a utilização de ferramentas de aprendizado no ensino remoto no campus Tarauacá. O artigo é de autoria da aluna Luana de Jesus Souza, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração, com orientação do professor Dion Alves.

A pesquisa foi idealizada antes da pandemia, na sala de aula onde foram apresentados relatos de experiências de jovens pesquisadores de outras instituições federais de ensino. Com incentivo do professor, os alunos demonstraram interesse em ingressar na pesquisa científica, conforme comentou Luana.

“Quando o professor de Administração falou sobre as oportunidades que o Ifac oferece não somente no ensino, mas que podemos atravessar o ensino fazendo pesquisas e trabalhos de extensão para a publicação em eventos, eu fiquei interessada em participar dessa modalidade. Percebi que, de alguma forma, eu poderia contribuir positivamente para o crescimento da minha comunidade, ao mesmo tempo que eu poderia desenvolver uma carreira acadêmica e científica”, afirmou a estudante.

artigo_aluna_tarauaca4.jpeg artigo_aluna_tarauaca5.jpeg

Imagens: Estudante do Ifac, Luana Souza; Professor Dion Alves durante orientação a distância / acervo pessoal

Com o apoio e orientação dos professores, foi formado um grupo de estudo sobre motivação dos alunos em estudar no Ifac, quais fatores influenciam para a evasão de uma parcela destes e quais impulsionam os demais a concluírem o curso. No desenvolvimento do trabalho, começou a pandemia e com isso a suspensão das aulas e demais atividades presenciais no Instituto.

Luana contou que “quando iniciamos os trabalhos da pesquisa surgiu a pandemia e isso acrescentou uma dificuldade a mais, como a adaptação para o ensino à distância. Por meio de atividades remotas, o professor forneceu a orientação necessária, disponibilizando material para leitura e fazendo as correções da minha produção textual. Diante da dificuldade da pandemia, eu tive a oportunidade de abordar sobre a experiência dos alunos com o novo formato de ensino”.

O resultado da pesquisa foi o artigo intitulado “O estudo do caso sobre o comportamento gerado nos estudantes com a utilização de ferramentas de aprendizado no sistema EAD no campus Tarauacá – Ifac”. O trabalho foi aceito no III Congresso Amazônico de Educação À Distância, do Ifro, realizado virtualmente no final de novembro de 2020 e teve como tema “Jamais Como Antes - A Era Da Educação 5.0”. O evento teve participação de professores, estudantes e pesquisadores de 25 estados diferentes e de Portugal e da Argélia.

artigo_aluna_tarauaca2.jpeg

Imagem: Luana apresenta resumo expandido durante congresso / Reprodução: Print Google Meet

“Esse trabalho me rendeu a oportunidade de apresentar e publicar meu artigo expansivo no III Congresso Amazônico De Educação À Distância, do Ifro, onde fui elogiada e convidada para visitar o campus em oportunidade posterior”, comemorou a estudante.

Clique aqui para ler o artigo

Para o professor Dion Alves, exemplos como o da aluna são importantes. “Para mim foi fonte de gratificação ver o meu trabalho de motivar os alunos a serem pesquisadores trazendo resultados. Se não fosse esta pandemia, também, teríamos mais trabalhos de outros alunos sendo publicados. Mas, espero ansioso que mesmo com as dificuldades que nos é imposta pela pandemia, enchentes, dentre outras, que assim com a Luana que é aluna do curso técnico integrado apresentou seu trabalho num congresso em nível de graduados e pós-graduados, os demais alunos procurem, também, os professores da instituição para fazerem o mesmo, e que os jovens pesquisadores se multipliquem”.

artigo_aluna_tarauaca3.jpg

Imagem: Professor Dion Alves com turma do curso técnico integrado em Administração / Acervo pessoal

O diretor geral do campus Tarauacá, Denis Tomio, também comemorou o entusiasmo dos alunos no envolvimento com a pesquisa e extensão.

“O campus Tarauacá, embora seja um campus jovem, já colhe seus primeiros frutos, pois os alunos vêm demostrando certa desenvoltura na busca pelo conhecimento e curiosidade aguçada em participar em eventos de iniciação científica. Os alunos de administração do 1° ano 2019 compreenderam a ligação entre ensino, pesquisa e extensão e deram início às atividades de pesquisas, tendo em vista que o Ifac oferece a oportunidade de publicação de trabalhos acadêmicos em eventos dentro e fora do Estado, tendo o professor como orientador.”