Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes do Ifac recebem medalhas por desempenho em olimpíada nacional

publicado: 29/04/2021 16h50, última modificação: 29/04/2021 16h50
Alunos do ensino médio do campus Cruzeiro do Sul conquistaram medalhas de prata, bronze e menção honrosa na III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais
olimpiada_matematica_cs_virtual.jpeg

Imagem: Alunos medalhistas, professores e gestores em cerimônia virtual de premiação / Google Meet

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Cruzeiro do Sul realizou uma cerimônia para entregar medalhas a três estudantes que participaram da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). A premiação ocorreu por videoconferência nesta quarta-feira (28.04) com participação de gestores e dos alunos medalhistas do ensino médio Bryan Martins (prata), Maria Eduarda Bezerra (bronze) e Julia Emmily Silva (menção honrosa).

Estiveram presentes na cerimônia virtual de premiação a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos; o diretor-geral do campus Cruzeiro do Sul, Bráulio Gonçalves; a coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente, Elverenice Vieira; a coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária, Francisca Georgiana Nascimento; o coordenador local da Omif, Marcelo Viana; o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Orleinilson Agostinho Batista e um dos coordenadores nacionais da Omif, Renato Pereira (IF Sul de Minas).

“Com o grupo dos Matemáticos do Ifac no Whatsapp, fizemos a ampla divulgação para todos os campi do Instituto, e a partir disso tivemos a participação de estudantes de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul”, comentou o coordenador local da Omif, professor Marcelo Viana. Ele ainda disse que essa foi a primeira vez que alunos do Ifac participaram da competição e que “mesmo sem tempo hábil para qualquer tipo de treinamento, nossos alunos tiveram um excelente desempenho.”

olimpiada_matematica_cs1.jpeg

Imagem: Medalhas foram entregues para os alunos na manhã do dia 28, no campus / Foto: Raelisson do Nascimento

O diretor-geral do campus, Bráulio Gonçalves lembrou o incêndio que atingiu um dos blocos do campus de Cruzeiro do Sul, em 2019, e que muitos alunos do Ifac não tiveram a oportunidade de desfrutar da estrutura física do campus devido também à pandemia. “Tenho muito orgulho dos nossos alunos porque sei das dificuldades que eles enfrentaram e que, mesmo assim, estão conseguindo alcançar bons resultados”, completou.

De acordo com o coordenador nacional da Omif, Renato Pereira: “A olimpíada é um projeto de ensino criado por professores e a participação do Ifac é uma valorização desse projeto. Estendo o convite para que os outros campi participem nas próximas edições da olimpíada”. Ele também convidou os professores a submeterem o relato da experiência do Ifac para a revista da Olimpíada de Matemática e agradeceu à coordenação local na pessoa do professor Marcelo pelo trabalho.

O professor Orleinilson Agostinho salientou a importância do Ifac para a formação de professores e no fortalecimento da educação na região. “Ter nossos alunos como medalhistas é estar concretizando um objetivo do Ifac no Vale do Juruá. 21 anos, tínhamos pouquíssimos professores formados em matemática nessa região. Hoje, com o Instituto temos uma Licenciatura em Matemática e estamos vendo esse conhecimento se materializando nas conquistas dos nossos alunos.”

olimpiada_matematica_cs2.jpegImagem: Maria Eduarda, estudante medalhista da III Omif / Foto: Acervo pessoal

A estudante Maria Eduarda afirmou que trazer essa conquista no último ano do ensino médio é muito gratificante. Já o aluno Brian agradeceu ao Ifac destacando o suporte oferecido para que concluísse os estudos. “Agradeço o Instituto que me acolheu, mesmo com todas as dificuldades para chegar no Ifac, não faltou auxílio. Agradeço aos meus professores que me ajudaram muito e aos meus colegas que nunca me abandonaram”, pontuou.

A reitora Rosana comemorou o desempenho dos estudantes, destacando a importância da participação em eventos nacionais como este. “As olimpíadas estão apenas na sua terceira edição e nós já conseguimos bons resultados. Quero registrar a felicidade de compartilhar com vocês esse momento. Parabéns por aceitarem o desafio! Só de vocês terem participado a gente já ia ficar muito orgulhoso, mas vocês trouxeram a medalha para o Ifac, por isso ficamos muito honrados.”

A III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi realizada em outubro e novembro de 2020 e teve coordenação nacional do IF Sul de Minas em parceria com outros institutos.