REITORIA

Ifac entrega chromebooks e modems a alunos durante pandemia

publicado: 16/04/2021 16h35, última modificação: 16/04/2021 17h15
Detalhes para a participação serão divulgados em edital previsto para ser publicado na próxima semana
Novo_Chromebook.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou a distribuição de 831 chromebooks e igual quantidade de modems entre os campi que serão disponibilizados para os alunos selecionados, através de edital, na forma de empréstimo. Esta é mais uma ação da instituição, que se junta ao Auxílio Emergencial e ao Projeto "Alunos Conectados", neste momento de pandemia da Covid-19.

A entrega simbólica dos equipamentos foi feita durante reunião da reitora Rosana Cavalcante dos Santos com a presidente do grêmio do campus Rio Branco, Clara Tavares, na quinta-feira (08/04), no gabinete da Reitoria. Também participaram da reunião o diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes, e o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Djamerson Oliveira.

Para concorrer ao auxílio, o estudante deverá estar matriculado em um dos cursos presenciais do Ifac e cursando, no mínimo, duas disciplinas, além de não possuir desktop ou notebook com acesso à internet.

Crhomebook2.jpg

Na verificação da situação socioeconômica será avaliada a renda per capita do estudante, se é oriundo de escola pública e se é atendido pelo Projeto “Alunos Conectados”. Mais detalhes para a participação serão divulgados pela DSAES em edital previsto para ser divulgado na próxima semana.

Sobre a aquisição

Sobre o processo de aquisição do equipamento, o diretor de Gestão da TI, Djamerson Oliveira, diz que além do melhor custo benefício, os chromebooks vêm com um sistema que permite o maior controle do equipamento pela instituição. “Fizemos uma pesquisa para identificar o melhor equipamento para aquisição, que atendesse as necessidades dos alunos e não fosse muito caro. Com os chromebooks, poderemos fazer um melhor gerenciamento já que o software instalado possibilita o monitoramento, no caso do equipamento ser furtado, e ainda o bloqueio de sites indevidos”, explicou.

Com relação a iniciativa do Ifac de possibilitar o empréstimo de equipamentos para os alunos, o diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes, afirmou que a oferta desses recursos tecnológicos para os estudantes é mais um passo que o Instituto Federal do Acre dá no sentido de garantir o direito à educação. “Desde o ano passado, o Ifac vem buscando recursos e formas para proporcionar a inclusão de todos os estudantes no ensino não presencial”.

“Inicialmente, trabalhamos com a oferta de chips com pacote de dados por meio do projeto 'Alunos conectados', chegando a atender cerca de mil estudantes, possibilitando que eles acessem as atividades mediadas por tecnologia. Paralelo a isso, o Instituto continuou trabalhando para que outras possibilidades fossem ofertadas, uma delas é a entrega dos chromebooks, junto com pendrives e modems. Portanto, é mais uma ação buscando possibilitar que os alunos não fiquem excluídos do processo de ensino aprendizagem”, concluiu.

Crhomebook4.jpg

Para a presidente do grêmio do campus Rio Branco, Clara Tavares, a iniciativa do Ifac é muito importante para que os alunos tenham uma melhor qualidade no aprendizado. Ela explicou que tem alunos que acompanham as aulas pelo celular e isso é um problema. “O chromebook vai auxiliar muito mais na execução das atividades, por exemplo, às vezes precisamos utilizar um programa de texto. Os alunos que têm essa necessidade serão atendidos e é muito bom ver que a instituição está pensando nisso”, destacou.

A reitora Rosana Cavalcante relatou sobre os esforços da gestão na busca de recursos financeiros, em meio a pandemia, a fim de garantir o acesso de todos os alunos ao ensino remoto. Ela explicou que o Instituto buscou recursos junto ao Ministério da Educação (MEC), que inicialmente iria repassar um valor, conforme levantamento das necessidades realizado por cada instituição. No entanto, essa ajuda não veio, por isso o Ifac teve de buscar novas soluções.

“Nos antecipamos e fizemos um levantamento dos alunos que precisariam de equipamentos para acompanhar as aulas remotas, ao mesmo tempo em que iniciamos processo para a compra de equipamentos. Ficou a cargo da DSAES que fez uma programação orçamentária de todo o recurso da Assistência Estudantil e redirecionamos recursos de outras áreas do Ifac e só assim conseguimos fazer essas aquisições. Ou seja, esse recurso é do IFAC, remanejado de outras ações. Isso porque nossa prioridade é o aluno”, garantiu.

Segundo Rosana Cavalcante a sociedade precisa saber tudo o que a instituição tem feito para os alunos. “Quando começou a pandemia, suspendemos as aulas, mas internamente trabalhamos com o planejamento para a retomada das aulas remotas, e por isso hoje conseguimos amparar o aluno para que ele não seja excluído. O Ifac pensou no futuro, nos organizamos e nos estruturamos, porque sempre colocamos o aluno em primeiro lugar. Ninguém pode ficar para trás. Queremos que todos tenham oportunidade e acesso à educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”.