Ifac inicia atendimento virtual para comunidade

publicado: 14/04/2021 17h22, última modificação: 14/04/2021 22h38
Novo canal de comunicação, que entra em funcionamento a partir desta quarta-feira (14/04), será usado, neste primeiro momento, para tirar dúvidas sobre o Processo Seletivo 2021/1 de cursos superiores
atendimento_virtual_materia.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) inicia, a partir desta quarta-feira (14.04), mais um canal de comunicação. Por meio de um sistema de atendimento virtual, a comunidade contará com mais um formato para se comunicar com a instituição. Nesse primeiro momento, a ferramenta terá como foco o Processo Seletivo 2021/1 de cursos superiores, ampliando as possibilidades para que a comunidade tire suas dúvidas sobre a seletiva.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, explica o objetivo do atendimento virtual. “Este canal irá facilitar nossa comunicação com os vários públicos do Ifac, sejam eles internos ou externos. O objetivo é aproximar a nossa instituição das pessoas, pois esta sempre foi uma das nossas prioridades, principalmente neste período de pandemia, em que o trabalho segue sendo realizado de forma remota".

Nesta fase inicial, conforme explica a reitora, o serviço será disponibilizado para o atendimento do Processo Seletivo 2021/1, dos cursos superiores. Com o encerramento das inscrições, o canal de atendimento será expandido para os demais setores do Ifac. "Quando o serviço estiver totalmente implantado, será possível facilitar nosso relacionamento com o nosso público, sejam aqueles que irão ingressar em nossos cursos, os nossos estudantes e servidores, como também o público em geral".

Arte Atendimento Virtual Ifac.jpegO objetivo, segundo Rosana Cavalcante dos Santos, é que o sistema de atendimento virtual seja implementado na Reitoria e, na sequência, nos campi do Ifac. "No caso específico do Processo Seletivo, o Ifac dará informações em tempo real, visto que servidores da instituição vão estar disponíveis em dias e horários específicos para realizar esse atendimento imediato. É importante lembrar que todas as informações sobre os nossos processos seletivos sempre estão disponíveis nos editais, porém a implementação desse canal será mais uma oportunidade de atendimento, facilitando o diálogo com os candidatos”.

A inclusão do sistema de atendimento virtual como projeto piloto para o Processo Seletivo faz parte das solicitações feitas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), conforme explica a pró-reitora Lucilene Acácio.

“Entendemos que a inclusão do sistema de atendimento virtual para o Processo Seletivo irá melhorar a comunicação, principalmente, no esclarecimento de dúvidas. Temos enfrentado algumas dificuldades no período de inscrições, mesmo já tendo disponibilizado um e-mail específico para o esclarecimento de dúvidas. Com o chat virtual, daremos orientação e esclarecimentos de forma mais ágil, fazendo com que o candidato efetive sua inscrição mais rápido. Muitas vezes, os candidatos têm dúvidas simples e esse tipo de atendimento é ideal para isso”.

Como acessar o Atendimento Virtual

O sistema de atendimento virtual do Ifac é uma iniciativa da Diretoria Sistêmica de Gestão da Informação (DSGTI), em parceria com a Diretoria Sistêmica de Comunicação (DSCOM). Por meio do aplicativo BLiP Chat, a comunidade poderá tirar dúvidas e realizar questionamentos de forma imediata, através de um chat. O acesso ao sistema será feito pelo site do Ifac.

Ao acessar a página www.ifac.edu.br, o usuário irá clicar na imagem ilustrativa do sistema de atendimento virtual. Feito isso, será redirecionado a tela inicial do BLip Chat, onde deverá selecionar o item “Iniciar Atendimento”. Com isso, poderá realizar o seu questionamento.

O atendimento será feito de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h, pelos servidores da Diretoria de Políticas de Graduação (DIRPG), que é o setor responsável pela coordenação do Processo Seletivo dos cursos superiores do Ifac.

Atendimento3.jpeg