Campus Rio Branco

Projeto Alimento na Mesa entregou mais de 500 cestas básicas em 2020

publicado: 12/04/2021 19h34, última modificação: 12/04/2021 19h34
Iniciativas de extensão representam importante complemento às ações institucionais como a oferta de diversas bolsas ao longo de todo o ano letivo
alimento_na_mesa1.jpeg

Imagem: Cestas compradas com doações para o projeto "Alimento na Mesa" / Acervo pessoal: Quelli Maria

Desde outubro de 2017, o Instituto Federal do Acre (Ifac) institucionalizou o projeto de extensão “Alimento na mesa”, uma iniciativa da servidora Quelli Maria Nascimento, do campus Rio Branco. Em 2020, o projeto entregou mais de 500 cestas básicas a estudantes do Ifac com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Neste ano, o projeto continua. Especialmente no mês de fevereiro com a cheia do Rio Acre, na capital, a ação conseguiu dar uma assistência imediata para as famílias dos alunos mais afetados pela alagação. Naquele mês, foram entregues um total de 114 cestas básicas, além de kits de higiene e limpeza aos alunos atingidos pela enchente e aos alunos em situação de vulnerabilidade.

O Ifac apoia a comunidade escolar com a oferta de diversas bolsas ao longo de todo o ano letivo, além das ações específicas do período de pandemia como o edital de auxílio emergencial. Ainda assim, iniciativas na extensão como o “Alimento na mesa” são importantes para apoiar os alunos e incentivar o sentimento de solidariedade na comunidade.

“Nosso projeto tem sido de grande ajuda para as famílias dos discentes e comunidade externa, pois devido à pandemia muitas famílias vem passando necessidades, principalmente de alimentos, em virtude do desemprego e do aumento dos preços dos alimentos. Dessa forma, temos auxiliado essas famílias, buscando melhorar um pouco a vida delas”, explicou a coordenadora.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa divulgada no final de 2020, o desemprego registrou aumento no Acre chegando a afetar cerca de 40 mil pessoas. Além de sofrer com o desemprego, o brasileiro ainda tem que lidar com o aumento da inflação que no ano passado chegou a apresentar uma alta de 14,09% nos preços dos alimentos.

Nesse contexto, de uma lista com 15 famílias de alunos atendidas no início de 2020, hoje o projeto Alimento na Mesa busca atender cerca de 60 famílias de alunos do Ifac em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a coordenadora do projeto, todo mês entram mais alunos na lista.

Apoio da comunidade

Segundo Quelli Maria, o projeto recebe muita adesão dos colegas do campus Rio Branco, que se sensibilizam com a situação dos alunos. Diante disso, a coordenadora comentou que a maioria das doações são feitas por servidores do próprio Ifac. Com exceção dos meses de fevereiro e março, quando o projeto recebeu muitas doações de servidores de outros campi e pessoas de outros Estados, que viram a divulgação nas redes do Ifac, conforme esclareceu.

Além da adesão dos servidores, Quelli contou que tem apoio do Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes) do campus que é responsável por identificar e acompanhar os alunos que estão em situação de vulnerabilidade social.

As assistentes sociais do Naes identificam os alunos que estão passando por necessidade, fazem o relatório social dessas famílias e me passam os nomes. O motorista do Ifac também me ajuda muito já que quando o aluno não tem condições de buscar a cesta ele faz a entrega. Os demais colegas ajudam contribuindo e divulgando nas redes sociais deles”, concluiu.

Quer ajudar? Confira os dados para doação.

Quelli Maria O. Nascimento - Coordenadora do Projeto
Banco do Brasil - Agência: 2359-0 / Conta corrente: 70161-0