Projeto do Ifac informa comunidade sobre bem-estar e direitos dos animais

publicado: 29/04/2021 19h27, última modificação: 29/04/2021 19h27
O Conscientize-se, que teve início em março, conta com parceria de entidades locais e nacionais
projeto_animal.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com um novo projeto de extensão. Com objetivo de informar a comunidade sobre assuntos relacionados ao bem-estar e direitos dos animais, professores dos campi Xapuri e Tarauacá se uniram para criar o Conscientize-se. A ação, que teve início em março, também conta com a divulgação de curiosidades sobre os animais e a relação dos mesmos com os humanos.

Coordenado pela docente do campus Xapuri, Janiffe Peres de Oliveira, o Conscientize-se conta com parceria da Comissão de Defesa dos Animais, da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Acre (OAB/AC), por meio da advogada Maria Ligia Ueno, além da participação do estudante José Daison de Souza Silva. Também integram o projeto, os professores Orlando Melo (campus Tarauacá), Alexandre Carneiro da Silva (campus Tarauacá), Tatiane Loureiro (campus Xapuri) e Cesar Claudino (campus Xapuri).

Desde sua criação, conforme explica Janiffe Peres, o Conscientize-se já realizou duas lives, com participação de advogados e veterinários de outros estados brasileiros, sobre temas envolvendo a violência doméstica e a relação com os maus-tratos aos animais, como também sobre a leptospirose.

Além disso, o projeto divulga conteúdos diversos nas redes sociais, pelo Instagram (@conscientiz3_s3), Facebook (Conscientize Ifac) Twitter (@conscientiz3_s3) e YouTube (Conscientiz3-s3 Ifac).

Recentemente, o projeto do Ifac passou a compor a Rede Nacional de Combate a Desinformação (RNCD). A ação nacional interliga projetos de parceiros e instituições de diversas naturezas, que trabalham e contribuem para combater o mercado da desinformação.

“Fazer parte dessa rede trás, não apenas visibilidade para o projeto e para o Ifac, mas também possibilita que consigamos ampliar as discussões dos mais diversos aspectos que envolvem a causa animal. É importante termos em mente que a defesa aos animais e ao meio ambiente não está dissociada da preocupação com a qualidade da vida humana. São questões interligadas e de grande impacto, que estão intimamente relacionadas com forma sobre como nos relacionamos com os animais. E é essa relação negativa, com o meio que nos rodeia e com os animais, que tem contribuído para a extinção da nossa própria espécie”, ressalta Janiffe Peres.

Além das atividades informativas e a integração à RNCD, o Conscientize-se também participou, nessa quarta-feira (28.04), das atividades relacionadas à semana de divulgação do Fórum Mundial Social Justiça e Democracia. Juntas, as integrantes do projeto, Janiffe Peres, Tatiane Loureiro e Maria Ligia Ueno, participam da mesa redonda “Dignidade Animal e Cidadania Humana: qual a relação com a pandemia?”. O evento foi transmitido pelo canal O Direito Achado na Rua, no YouTube.