Proex

Familiares participam de cerimônia de premiação do e-Jifac 2021

publicado: 04/08/2021 23h03, última modificação: 04/08/2021 23h11
Evento foi realizado no campus Rio Branco e reuniu estudantes-atletas vencedores da competição
premiacao_ejifac1.png

Familiares dos estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), vencedores dos Jogos Eletrônicos do Ifac (e-Jifac 2021), participaram da cerimônia de premiação dos campeões, realizada na última semana. O evento, que aconteceu no campus Rio Branco, reuniu parte dos vencedores da competição.

Pela primeira vez, o Ifac realizou uma edição de jogos eletrônicos. A ação, que faz parte das atividades esportivas da Rede Federal, foi coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Extensão e Articulação com a Sociedade (Dieas), através da Coordenação de Esporte e Lazer (Coel).

Ao todo, 80 estudantes-atletas se inscreveram no e-Jifac 2021 para participar de competições nas modalidades Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena. Em setembro, os 17 campeões vão representar o Ifac na etapa nacional do e-Sports da Rede Federal.

Clique aqui e conheça os campeões

premiacao_ejifac.png

Francisca Nobre, que é mãe do estudante do campus Rio Branco, Juan Carlos Nobre, acompanhou o filho durante a premiação e ressaltou a importância dos Jogos Eletrônicos do Ifac para o dia a dia escolar.

“Esses adolescentes que jogam têm o raciocínio muito rápido. Eles são muito inteligentes. Então, a ideia do Ifac em promover os Jogos Eletrônicos trouxe motivação para eles treinarem e se disciplinarem em horários. Foi algo muito positivo. Acredito que a base de tudo é comunicação e o e-Jifac trouxe isso. Trouxe uma maior comunicação entre eles, ampliou a amizade e o compartilhamento dos aprendizados. Eles treinaram arduamente e deu certo, ganharam o ouro e ficaram em primeiro lugar. A minha avaliação é 100% positiva em relação ao e-Jifac 2021”, ressaltou Francisca Nobre.

Juan Carlos faz parte da equipe campeã da modalidade League of Legends, que conta ainda com os alunos Geverson Menezes Muniz Mesquita, Thalles Cunha, Luiz Felipe Nascimento da Rocha e Adrian Henrique da Silva Magalhães.

premiacao_ejifac_1.jpegA família da estudante Ariana Martinez Sejas, do campus Rio Branco, também participou da cerimônia de premiação. Durante o evento, a mãe da adolescente, Magda Martinez, ressaltou os benefícios que o Ifac tem proporcionado para a sua filha. “Este é o primeiro ano dela no Ifac e o trabalho desenvolvido durante as aulas fez com que ela se aproximasse dos colegas e professores. Esse convívio diário fez com ela fizesse novas amizades e perdesse a timidez”.

Para Mara Sejas, irmã de Ariana Sejas, o e-Jifac 2021 também contribuiu para uma melhor interação entre os alunos. “Foi muito bom eles participarem dos Jogos Eletrônicos, pois puderam se integrar com outros estudantes e não ficaram tão isolados, jogando apenas entre si. As atividades desenvolvidas pelo Ifac, como o e-Jifac e as lives, ampliam o diálogo deles com outras pessoas e contribuem para que eles entendam que não estão sozinhos”.

Ariana Martinez Sejas foi medalha de bronze na modalidade Free Fire e está na equipe que representará o Ifac na etapa nacional do e-Sports da Rede Federal, juntamente com os estudantes Willian Peres da Silva, Juan Kevin Quirino Cardoso, Ana Camila da Silva Lima e César Júnior Rodrigues Perez.