Notícias

Prodin

Plano de Dados Abertos do Ifac é aprovado pela CGU

publicado: 25/08/2021 13h51, última modificação: 25/08/2021 14h17
Documento é responsável por promover a abertura de dados da instituição, como também garantir os princípios da publicidade e transparência
plano_dados_abertos_ifac.png

O Plano de Dados Abertos do Instituto Federal do Acre (PDA/Ifac) foi aprovado pela Controladoria Geral da União (CGU). O documento tem o objetivo de promover a abertura de dados da instituição, garantindo o princípio da publicidade e da transparência, em relação às ações desenvolvidas. O PDA/Ifac atende as exigências estabelecidas no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e na Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017.

Além disso, o PDA busca garantir o compromisso de divulgação permanente dos dados de interesse público, gerados a partir das diversas atividades realizadas pelo Ifac.

O PDA/Ifac tem vigência de dois anos (2021-2023) e está alinhado ao Plano Estratégico (2017-2036) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024).

Clique aqui e acesse o PDA/Ifac

Para que a instituição chegasse até a aprovação do documento em 2021, foi percorrido um caminho com a colaboração de muitos servidores. As atividades tiveram início em dezembro de 2016, época em que foi criada a Comissão de Elaboração do Plabo de Dados Abertos. O grupo trabalhou com propósito de identificar e selecionar os dados a serem publicados, seguindo critérios que consideraram as atividades da instituição, como também normativas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, do Governo Federal.

Conforme explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Ifac, Ubiracy Dantas, a abertura de dados em uma instituição requer um trabalho contínuo e permanente, no que diz respeito ao amparo sobre a publicação dos dados.

"Isso significa dizer que o trabalho do Ifac não se finda com a publicação desse importante documento. Caberá agora, a todos os setores do Ifac, responsáveis pelas informações, zelar pela qualidade, completude e atualidade dos dados, lembrando sempre do uso de linguagem cidadã em seus títulos e descrições de conjuntos de dados", destacou Ubiracy Dantas.