Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes realizam aula prática no campus Cruzeiro do Sul

publicado: 29/12/2021 13h00, última modificação: 29/12/2021 13h00
Atividade foi desenvolvida com estudantes do curso técnico em Recursos Pesqueiros
imagens_materias_capa.png

Alunas e alunos do curso técnico em Recursos Pesqueiros, do campus Cruzeiro do Sul, puderam ver na prática um pouco mais sobre hábitos alimentares e características anatômicas dos aparelhos digestórios de diversos peixes.

A atividade*, que foi coordenada pelo docente Ellan Fernandes, responsável pela disciplina Alimentação e Nutrição de Peixes, contou com a participação dos estudantes da turma do 2º período.

Durante a aula prática, conforme explica o professor, foi possível perceber as especificidades da boca, dentes, esôfago estômago e outras partes dos peixes. Para que as observações fossem diversas, cada estudante levou um peixe diferente e com a atividade foi possível concluir qual o hábito alimentar do animal pesquisado.

Além das observações realizadas, os estudantes também produziram farinha de peixe, a partir dos resíduos (vísceras, cabeças, carcaça, nadadeiras e escamas). Todo material foi assado e, posteriormente, triturado. Na sequência, foi realizada secagem em estufa a 80º graus por 24 horas.

Design sem nome (3).png

A farinha produzida, de acordo com o docente Ellan Fernandes, é utilizada em rações como fonte de proteína e somente alimentação de alto padrão de qualidade contém este ingrediente em sua formulação. “As vantagens desse ingrediente é a alta digestibilidade e elevada concentração de aminoácidos essenciais. Já as desvantagens são o preço e a baixa oferta do produto”.

A estudante Patrícia Oliveira participou da atividade e ressaltou a importância das aulas para seu aprendizado. "O conhecimento adquirido é muito significativo. Você compartilha experiências, coloca em prática toda a teoria adquirida dentro da sala. É uma troca que não tem como descrever, ainda mais quando se faz com muito amor e dedicação”.

Design sem nome (1).png

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros

Destinado para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e querem uma qualificação rápida para inserção no mercado de trabalho, o curso técnico subsequente em Recursos Pesqueiros é ofertado nos campi Avançado Baixada do Sol e Cruzeiro do Sul.

O objetivo do curso é formar profissionais para atuar na cadeia produtiva de pescado, nas atividades de gestão, planejamento e produção aquícola, como também na assistência técnica rural dentro do setor.

Com carga horária de até 1250 horas/aula, o técnico subsequente em Recursos Pesqueiros é ofertado em três semestres e está com vagas abertas no Processo Seletivo 2022/1. Para saber mais informações e se inscrever, basta acessar: https://web.ifac.edu.br/processoseletivo/.

Design sem nome (2).png

*A atividade prática foi realizada conforme orientações e recomendações dos órgãos de saúde.