Notícias

REITORIA

Gratidão marca entrega de certificados no campus Tarauacá

publicado: 16/12/2021 21h52, última modificação: 22/11/2022 12h46
Reitoria encerra entrega de certificados de menção elogiosa nos campi no município de Tarauacá, com visitas técnicas e agenda na prefeitura do município
capa1nova.png

O encerramento da entrega de certificados de menção elogiosa nos campi, ocorreu nesta quarta-feira (15/12) no campus Tarauacá. Os certificados foram entregues aos servidores, estudantes, bolsistas e demais participantes das ações desenvolvidos pelas unidades do Instituto Federal do Acre (Ifac) no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e apoio às famílias que enfrentaram a alagação dos rios.

A solenidade ocorreu no auditório do campus, com a participação da reitora Rosana Cavalcante do Santos, e o diretor-geral do campus Tarauacá, Denis Borges Tomio, e as presenças representantes da Prefeitura Municipal de Tarauacá, parceira das ações desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19 e durante a alagação que o município enfrentou no início do ano.

novas (5).jpeg

Em discurso emocionado, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, agradeceu aos representantes das instituições que atuaram como parceiros, como o vice-prefeito Raimundo Maranguape, o assessor Ramon Ricardo, representando o deputado federal Jesus Sérgio, e a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Elivângela da Silva Machado.

O campus Tarauacá desenvolveu ações envolvendo estudantes, servidores e parceiros, que contribuíram para minimizar os problemas enfrentados pela comunidade e familiares de alunos da instituição. Dentre os projetos realizados foram destacadas a produção e entrega de máscaras e álcool; o projeto de extensão que produziu e entregou dispenser para álcool em gel para todas as unidades básicas de saúde, hospital, maternidade, lar dos idosos e abrigo para criança de Tarauacá.

Além desses projetos, o campus do Instituto Federal do Acre em Tarauacá, realizou live com o tema “Serviços de saúde em Tarauacá em tempos de pandemia” e uma campanha de doações de alimentos, roupas e remédios para alunos e comunidade. “Todas as doações recebidas foram convertidas em alimentos, remédios e materiais de higiene”, disse o diretor Denis Tomio.

denis.JPG

Denis Tomio destacou que, em um dos momentos mais difíceis para o município, a enchente dos Rios Tarauacá e Muru, o campus Tarauacá esteve presente. “A sede do campus foi abrigo na maior enchente de Tarauacá, com o agravante da pandemia, mas adotamos todas as medidas de segurança e proteção, durante o período em que as pessoas permaneceram abrigados”.

Ele destacou que além do alojamento, o campus contou com o trabalho voluntário de servidores, alunos, egressos e da comunidade. “Neste momento queremos reconhecer o apoio que recebemos de todos os envolvidos para desenvolver essas ações. Ainda tivemos programa da Rádio Ifac e a Comunidade, com o objetivo de orientar os estudos em casa para alunos e famílias”, destacou o diretor.

A reitora Rosana Cavalcante enfatizou que a entrega dos certificados foi realizada em todas as unidades do Ifac, iniciada pelo campus Xapuri, e, em seguida pelos campi Rio Branco, Baixada do Sol, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, e finalmente no campus Tarauacá, que encerra este momento de reconhecimento e de agradecimento a todos os envolvidos nos projetos.

Segundo a Rosana Cavalcante dos Santos, a entrega do certificado teve como objetivo agradecer a todos que se dedicaram e se empenharam em atuar em projetos e ações nos nossos campi, durante o momento mais crítico da pandemia. “O sentimento que deixamos nestas solenidades é de gratidão e emoção”, disse a reitora do Ifac.

Receberam certificados, representando as equipes os servidores Polyanna Alves do Nascimento, Delma Pereira e Andrade e os alunos Ricardo Amorim Nascimento, Anna Carla Pontes e Raimundo Eduardo Souza Viana (Projeto Produção de Máscaras e Álcool”; a servidora Daiana da Silva Sampaio (Projeto Todos contra o corona: não espalhe o vírus); a servidora Thais da Silva Mandu (Projeto Live: Serviços de saúde em Tarauacá em tempos de pandemia).

Solenidade (4).JPG  Solenidade (5).JPG

Também receberam os certificados, o servidor Carlos Roberto Ribeiro da Silva Júnior (Projeto Programa de Rádio Ifac e a Comunidade, levando orientações de estudo em casa para alunos e familiares); os servidores Orlando da Rocha Melo Júnior, Alcimone Maria da Costa Silva e Maria Tailâne Silva Souza (equipe de alojamento do campus no período da alagação); e os servidores Evandro Pacheco Vinter Filho e Mesezabeel Alves Rodrigues (Projeto Campanha da doação de alimentos, roupas e remédios).

Solenidade (6).JPG  Solenidade (2).JPG

Solenidade (3).JPG  Solenidade (1).JPG 

Visita técnica às obras

Após a solenidade de entrega de certificados, os convidados participaram de um café da manhã e da visita técnica às obras concluídas e em execução na unidade. A primeira visita foi ao refeitório, que conta com cozinha e área de convivência, e onde foi servido o café da manhã. Outra obra que teve concluída a sua 1ª fase foi a quadra poliesportiva, e que já tem recursos para que seja iniciada a 2ª fase.

A reitora Rosana Cavalcante destacou a importância das duas obras para a unidade e durante a visita técnica, a reitora Rosana Cavalcante destacou o trabalho desenvolvido pela Pró-reitoria de Administração, através da equipe da Diretoria de Obras e Infraestrutura em todas as obras realizadas nos campi. “Agradeço a toda a equipe de engenharia do Ifac, em nome do nosso Pró-reitora Claudemir Nascimento, pelo compromisso e empenho”.

novas (3).jpeg

O projeto do refeitório do campus Tarauacá, elaborado pela empresa AP Arquitetos, foi selecionado para compor o Guia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para Agenda 2030 que reúne 51 projetos brasileiros que estão de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

novas (4).jpeg refeitorio (3).JPG

Na elaboração do projeto do refeitório do campus Tarauacá foi levado em consideração fatores como o clima quente da região, a luz do sol e a paisagem natural do campus que se encontra na zona rural. O refeitório está dividido em duas partes: de um lado fica o salão todo em vidro proporcionando uma bela vista para a cidade e do outro lado, a cozinha e câmara fria que serão fechadas e climatizadas.

refeitorio (4).JPG

Fotos: Luvilan Braz dos Santos (campus Tarauacá)

Agenda prefeita de Tarauacá

Na parte da tarde, a reitora Rosana Cavalcante, juntamente com o diretor-geral Denis Tomio, e o assessor Especial da Reitoria, Jefferson Amim, esteve em reunião com a Prefeita Maria Lucinéia, no gabinete da Prefeitura Municipal de Tarauacá.

A reitora Rosana Cavalcante agradeceu o apoio da prefeita Maria Lucinéia, pelas parcerias realizadas durante a pandemia, através das secretarias municipais. Além disso, a reitora pediu o apoio da Prefeitura Municipal de Tarauacá para a implantação da iluminação pública no entorno do campus Tarauacá, localizado às margens da BR-364.

pefeita (2).jpg prefeita (1).jpeg 

Rosana Cavalcante e o diretor Denis Tomio também apresentaram as ações desenvolvidas pelo campus do Instituto Federal do Acre no município, nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, mobilidade acadêmica e assistência estudantil.

Durante a reunião, a prefeita Maria Lucinéia se comprometeu em buscar uma solução efetiva para a questão da iluminação pública no percurso que os alunos utilizam para chegarem até o campus, e se colocou à disposição para contribuir com a unidade do Ifac, em outras ações. Ao final da reunião a prefeita Maria Lucinéia recebeu da reitora Rosana Cavalcante uma agenda institucional.

Fotos: Prefeitura Municipal de Tarauacá