REITORIA

Ifac participa do I Festival de Poesia e Contação de Causos e Contos

publicado: 29/12/2021 19h47, última modificação: 29/12/2021 21h15
festival _capa.png

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos participou, na noite desta terça-feira (28/12), da abertura do I Festival Acreano de Poesia e Contação de Causos e Contos, evento organizado pela produtora cultural e escritora, Kelen Gleysse Maia, realizado no Theatro Hélio Melo. Durante o evento foi lançado o livro Reminiscências, que reúne os textos dos autores, escritores premiados, escritores classificados, escritores convidados e dos organizadores e entregue os certificados aos vencedores nas três categorias, que participaram do I Prêmio Florentina Esteves de Literatura.

A coordenadora do projeto Kelen Gleysse Maia é diretora da Editora do Instituto Federal do Acre (Edifac). Participaram como convidados, a representante da Fundação Elias Mansur, Hellen Lirtêz,  a profa. Maria José Bezerra, e o prof. Adalberto Queiroz, representando a presidente da Academia Acreana de Letras, Luisa Lessa Kalberg, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Ifac, Ubiracy Dantas, e a coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania da Proex, Mariete Buriti de Souza, que contribuiu com a organização.

festival (8).JPG  festival (5).JPG

festival (3).JPG  festival (12).jpeg

Projeto valoriza escritores

O projeto tem como objetivo valorizar o trabalho de escritores, através da premiação no I Prêmio Florentina Esteves de Literatura, nas categorias Causo, Conto e Poesia. A reitora Rosana Cavalcante destacou a generosidade do projeto, que valoriza a literatura acreana. Quero parabenizar a coordenadora do projeto, Kelen Gleysse, por idealizar um projeto tão lindo, solidário e generoso. Parabéns ao escritor e articulador, Alessandro Gondim, por abraçar esse projeto junto com a Câmara Temática de Literatura e difundir o livro, a leitura e a literatura no nosso Estado”.

festival (13).JPG

O apoio da Fundação Elias Mansur, que apoiou o projeto foi lembrado pela reitora. “Parabéns à Fundação Elias Mansur por gerir os recursos fazendo com que chegue à comunidade acreana. Parabéns aos fazedores, promotores e apoiadores da cultura. Nesse sentido, uma iniciativa como essa merece reconhecimento, pois o recurso do projeto foi todo destinado a escritores, avaliadores, produtores culturais, artistas, e outros profissionais da cultura, no nosso estado do Acre.”

Rosana Cavalcante destacou, ainda, o apoio do Ifac e da Academia Acreana de Letras na realização do evento. “E para completar meus agradecimentos, quero parabenizar os meus colegas da AAL, professora Luísa Lessa Kalberg, Maria José Bezerra e Margarete Prado, por comporem a autoria da obra Reminiscências, feita com tanto carinho por uma equipe que eu já conheço bem, que também produz livros na nossa Edifac, a Kelen Gleysse e o Ronaldo Cunha da Conceição. Parabéns ao confrade Enilson Amorim, pela arte da capa e do miolo do livro que homenageia a querida escritora e saudosa confreira Florentina Esteves. Parabéns ao professor Adalberto Queiroz que nos representa enquanto imortal da Academia Acreana de Letras, apoiando esse lindo evento”.

festival (9).JPG  festival (10).JPG

Em seu pronunciamento, a reitora Rosana Cavalcante parabenizou os vencedores do Prêmio Florentina Esteves de Literatura. “Agradeço a todos os escritores que participaram e doaram a sua arte, por meio da linguagem literária, para que possamos nos deleitar através de histórias, memórias e poesias e nunca esquecer de que somos humanos e o quanto a literatura é importante para a sociedade. Viva a arte, viva aos artistas, viva à Cultura e com tudo isso, viva a Educação, espaço onde arte e cultura podem se manifestar desde cedo na vida da gente”.

Agradecimentos

A coordenadora do projeto, Kelen Gleysse Maia, fez questão de agradecer, durante seu pronunciamento, aos escritores e produtores culturais, que contribuíram com a realização do evento, Alessandro Gondim da Frota e Letícia Gabriele Xavier, e aos apoiadores, como o Instituto Federal do Acre e Academia Acreana de Letras. “Este trabalho foi feito a muitas mãos e sem o apoio de todos não teríamos realizado com tanto sucesso. Agradeço o patrocínio da Lei Aldir Blanc, e o apoio e a orientação da Fundação Elias Mansur, além do acompanhamento do processo de execução do projeto”.

festival (7).JPG  festival (6).JPG

Kelen Gleysse lembrou que todas as atividades do projeto foram financiadas com recursos da Lei Federal de emergência Cultural Aldir Blanc, que no Acre é gerenciado pela Fundação Elias Mansur e contou com a participação do escritor, produtor cultural Alessandro Gondim da Frota e da produtora cultura e escritora Letícia Gabriele Xavier. A coordenadora agradeceu a família, à Câmara Temática de Literatura, que foi fundamental para a realização do projeto. “Este projeto, realizado em duas fases, contou com a colaboração de vários apoiadores, bem como pelos escritores que confiaram e participaram do I Prêmio Florentina Esteves de Literatura. Muito obrigado a todos”, concluiu a coordenadora.

festival (15).JPG  festival (14).JPG

O evento contou com a participação do musical do maestro Sandoval, que fez a abertura da solenidade. Todos os protocolos de biossegurança foram seguidos pelos organizadores, que disponibilizaram álcool em gel na entrada do teatro e todos os participantes usaram máscaras durante o evento. O I Festival Acreano de Poesia e Contação de Causos e Contos tem seu segundo dia e encerramento nesta quarta-feira (29/12), às 19h, com apresentações artísticas e mostra literária.

Fotos: Linnyki Fernandes