Colégio de Dirigentes realiza primeira reunião de 2021

publicado: 19/02/2021 17h58, última modificação: 19/02/2021 17h58
Durante dois dias, gestores do Ifac se reuniram para definir ações
_codir.png

Os gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac) se reuniram, através de reunião virtual, durante dois dias (18 e 19), para definir as ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2021.

É a primeira reunião do Colégio de Dirigentes deste ano, quando foram apresentados informes e encaminhamentos de decisões acerca de temas como Covid-19, alagação, comunicação entre a instituição e a comunidade, no primeiro dia, e a apresentação do Planejamento e Execução Orçamentária, no segundo dia.

A reunião foi presidida pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que fez uma saudação aos pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores gerais e demais componentes do Colégio de Dirigentes, pelo reinício das atividades do colegiado. "Mesmo pelo momento que estamos enfrentando, com vários problemas com a alagação, casos de dengue, pandemia, o Ifac tem atuado, junto com seus gestores e servidores, para continuar com as ações planejadas para este ano".

Na reunião de quinta-feira (18.02) os informes se basearam nos problemas que o Estado enfrenta. Um dos informes foi o da primeira reunião do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) do Ifac, que se reuniu no dia 12 de fevereiro, para discutir novas ações preventivas e de combate ao Covid-19.

Outro tema discutido foi as cheias de rios e igarapés do Acre, que trouxeram prejuízos, tanto na área do ensino, como também à assistência estudantil. No primeiro momento, aconteceu a apresentação de documento elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com orientações aos campi, em relação a situações de alunos em vulnerabilidade.

A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes) também fez relato do levantamento que está realizando junto aos campi acerca do número de alunos que estão enfrentando a alagação.

Os diretores das unidades fizeram um breve relato quanto aos servidores e alunos que encontram-se com casas alagadas, o que vai proporcionar ações específicas pela gestão do Ifac, dentre as quais a utilização de auxílio para situações emergenciais previstas na Política de Assistência Estudantil.

Quanto aos servidores, a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp) vem acompanhando junto aos campi a situação dos servidores, para que sejam adotados procedimentos que diminuam o prejuízo à vida funcional de quem está em situação de risco.

Na sequência os gestores foram informados que várias ações estavam sendo desenvolvidas pelos campi, a exemplo das unidades do Ifac em Sena Madureira e Rio Branco, além do Grêmio Estudantil do campus Cruzeiro do Sul, para arrecadar donativos para as vítimas da alagação. Ficou definido que o Ifac realizará campanha unificada, denominada "Ifac Solidário". "A alagação atinge toda população, e não somente os nossos servidores e alunos, por isto, o Ifac vai atuar em suas unidades, numa demonstração do sentimento de solidariedade às famílias atingidas pela alagação", destacou a reitora.

No último informe, a Diretoria Sistêmica de Gestão da Tecnologia da Informação (DSGTI), fez a apresentação da plataforma Rocket.Chat, que será utilizada para ampliar a comunicação entre o Instituto, alunos e comunidade. O Rocket.Chat é uma plataforma que funciona por meio de chat, facilitando o acesso de usuários a informações e/ou contato direto com os setores da instituição.

Na sexta-feira (19.02), os gestores foram informados, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin) e de Administração (Proad), sobre o Planejamento e Execução Orçamentária para 2021, com a previsão de cortes de recursos comparados ao orçamento da instituição em 2020.

Conforme dados apresentados pelo pró-reitor de Administração, Claudemir Alencar, em 2020 o Ifac contou com orçamento de R$ 15,5 milhões, mas caso a proposta prevista para 2021 seja aprovada junto ao Congresso Nacional, a instituição contará com apenas R$ 12,7 milhões para o pagamento de despesas administrativas.

Isto representa um corte de 18,2% no orçamento destinado para o próximo ano, ou perda de R$ 3,8 milhões. Os dados fazem parte da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) e encaminhada para o Congresso Nacional. "É um cenário que precisa ser alterado, pois hoje o Ifac não pode realizar mais reduções em suas atividades e despesas diárias, sob pena de trazer prejuízos às suas ações”, finalizou a reitora.