Comitê Ifac Covid-19

Comitê Central Ifac Covid-19 discute ações preventivas para 2021

publicado: 12/02/2021 17h43, última modificação: 12/02/2021 18h01
As atividades devem ser definidas pelos grupos de trabalho; nova reunião será realizada no mês de março
comite_reuniao.png

O Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus, do Instituto Federal do Acre (Ifac) se reuniu, nessa quinta-feira (11.02), para discutir novas ações preventivas e de combate ao Covid-19, que serão realizadas pelos grupos de trabalho que atuam na elaboração e execução de ações voltadas à prevenção do Covid-19 na instituição.

De acordo com a reitora do Ifac e presidente do Comitê Central, Rosana Cavalcante dos Santos, também contou com discussões sobre ações que são essenciais para o funcionamento dos campi e Reitoria, tendo como referência o documento oficial “Recomendações e Orientações de biossegurança para Retomada das Atividades Presenciais no Ifac”.

“O Comitê Central vai apresentar as ações para 2021 depois que cada grupo de trabalho definir as fases. É importante destacar que todo o trabalho desenvolvido pelo Comitê tem sido realizado de forma conjunta com os campi. O Comitê deve analisar a realidade de cada unidade para que as atividades sejam efetivas”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Ainda durante o encontro, a reitora do Ifac ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Comitê Central durante o ano de 2020. “Mesmo em meio a pandemia, o Ifac continuou realizando suas atividades, por meio do home office, além do Comitê ter cumprindo seu papel em orientar e implementar recomendações necessárias para a retomada de forma segura às atividades presenciais”.

Na reunião foram sugeridas etapas para o trabalho de prevenção e combate ao Covid-19 no Ifac:

• 1ª fase: Cumprimento do protocolo de higiene e sanitização primária dos ambientes do Ifac;
• 2ª fase: Retorno parcial das atividades administrativas, respeitando as medidas de precaução de saúde e segurança e resguardando os servidores pertencentes ao grupo de risco;
• 3ª fase: Volta às aulas de forma parcial, progressiva e adaptada, com cumprimento das recomendações sugeridas no documento, considerando a pulverização de horários de início das atividades, a fim de evitar aglomeração de entrada e saída de alunos;
• 4ª fase: Retorno integral das atividades administrativas e acadêmicas, conforme preconização dos órgãos sanitários competentes e instâncias superiores do Instituto Federal do Acre.

Ao final da reunião, o Comitê Central definiu que serão realizadas reuniões mensais, como também encontros extraordinários, quando necessários. A próxima reunião será realizada no dia 11/03/2021.

registrado em: