Campus Rio Branco

Projeto apresenta fatos e curiosidades sobre a história do Acre

publicado: 10/02/2021 19h59, última modificação: 10/02/2021 19h59
Trabalho busca popularizar o conhecimento acerca da história regional, além de promover a valorização da identidade acreana
conhecendo_acre1.jpg

Você sabe o significado da estrela vermelha na bandeira acreana? E como ocorreu a incorporação do Acre pelo Brasil? Um projeto desenvolvido no Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Rio Branco criou uma série de vídeos didáticos para responder essas e outras perguntas sobre a história do Acre.

O projeto de ensino “Acre: Conhecendo a nossa História” tem a proposta de incentivar o estudo da História Local, além de popularizar estes conhecimentos por meio da divulgação do material audiovisual produzido.

Coordenado pela professora Flavia Silva (História), o projeto contou com a participação de dez estudantes e apoio dos professores Tiago Nascimento (História) e Polyana Anute (Geografia). Segundo a coordenadora, o projeto foi pensado de forma que os alunos atuassem como protagonistas na construção do conhecimento.

O projeto sempre buscou dialogar com a realidade histórica do aluno. No Acre, temos uma história rica mas pouco conhecida pelos alunos e as consequências desse desconhecimento trazem reflexos negativos em sala de aula, como preconceito e desrespeito pelas origens. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi possibilitar aos alunos, e também à comunidade, o conhecimento sobre a História local, auxiliando no processo de aceitação e valorização da identidade cultural”, explicou a coordenadora.

Para o projeto, foram produzidos cinco vídeos de três a quatro minutos de duração, cada um explorando um tema dentro da História do Acre. Os principais assuntos abordados são o processo de ocupação do Acre e o 1º Ciclo da Borracha; o processo de incorporação do Acre ao Brasil; o 2º Ciclo da Borracha; curiosidades sobre os símbolos acreanos, como a bandeira e o hino; e a Geografia do Acre.

Mãos à obra

Além do levantamento bibliográfico acerca de assuntos relacionados à História do Acre, os alunos que participaram do projeto reuniram informações a partir da visita a espaços de memórias locais na capital acreana, tais como a Praça da Revolução, o Palácio Rio Branco, o Museu da Borracha e o Museu da Justiça. Concluída a pesquisa, foram elaborados os roteiros para os vídeos.

conhecendo_acre2.jpg

As gravações contaram com o apoio da Diretoria Sistêmica de Comunicação (Dscom) e foram finalizadas em março de 2020, antes da suspensão das aulas devido à pandemia. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Rio Branco também apoiou o projeto com a tradução e interpretação para a Língua Brasileira de Sinais realizada pelo servidor John Kenede Lima.

Experiência positiva

Ex-aluna do técnico integrado ao ensino médio, Letícia Lins contou como foi participar do projeto: “É prazeroso para jovens como nós trabalharmos e produzirmos um conteúdo tão leve e dinâmico como o que fizemos. Foi um processo lento e comunicativo, desde a produção do roteiro até as gravações, onde, acima de tudo, nos divertimos. Espero que este projeto tenha o máximo de visibilidade. É gratificante fazer parte de um grupo de discentes com uma ótima orientação de ideias e pensamentos sólidos sobre a sociedade e os tempos que estamos vivendo. Faço o convite a todos para assistirem aos vídeos e participarem desta experiência conosco!”

Andreilson Ferreira é aluno do Técnico Integrado em Edificações e participou de dois vídeos. Para ele o projeto é importante por proporcionar um debate necessário sobre a História e Geografia do Acre. Segundo o estudante, “além de adquirir conhecimentos específicos sobre a historiografia acreana, através do projeto de ensino, pude desconstruir estereótipos que, infelizmente, são reforçados na sociedade.”

A discente Clara Tavares também participou do projeto de ensino. “Foi uma experiência incrível para mim, como aluna, e cidadã acreana. Foi muito bom pesquisar e descobrir a História de um território que lutou para ser reconhecido e compreender a construção de um povo que hoje não se vê falar. Moramos no Acre, mas às vezes não conhecemos nossa própria História. Assim, a partir do projeto tive a oportunidade de conhecer mais sobre a identidade do povo acreano, e outras pessoas também terão a oportunidade através da divulgação dos vídeos produzidos,” comentou.

Confira o resultado do projeto assistindo aos vídeos!

Conhecendo a História do Acre #01 - Ocupação e o 1º Ciclo da Borracha

Conhecendo a História do Acre #02 - Incorporação do Acre ao Brasil