Reitora participa de reunião com o Diretório Central dos Estudantes

publicado: 16/02/2021 18h45, última modificação: 16/02/2021 19h27
Lideranças do DCE estiveram com a gestora e com o diretor de Assistência Estudantil na última sexta-feira, 12, para tratar de ações do Ifac e demandas da comunidade escolar
reitora-dsaes-dce1.jpeg

Na sexta-feira (12.02), às 9h30, a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos e o diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes se reuniram com representantes dos estudantes para falar sobre as ações realizadas e ouvir as demandas da comunidade escolar. A participação das lideranças estudantis ocorreu presencialmente e também de forma virtual, pela internet.

Entre os participantes do Diretório Central dos Estudantes do Ifac (DCE), estiveram presentes à Reitoria a presidente e o vice-presidente, Liberdade Nascimento e Jamilson Saraiva e, participaram por meio de webconferência, Wesley Roque, Cheyla Péris, Líbia Almeida e Mayra Brenda.

A reitora iniciou a reunião desejando que todos estejam bem e prestando solidariedade aos que sofreram perdas devido à pandemia de Covid-19. Ela explicou que a reunião era um momento para atualizar a comunidade estudantil sobre as ações que vem sendo realizadas pelo Ifac, além das iniciativas com relação ao retorno das aulas presenciais após a pandemia, com todas as adequações necessárias para a segurança de alunos e servidores.

A reitora esclareceu sobre a portaria publicada no final de 2020 que previa o retorno das aulas presenciais em março deste ano, caso existissem as condições adequadas. Ela afirmou que devido a situação atual da pandemia e com o ritmo de vacinação ainda não será possível o retorno das atividades presenciais de forma segura para todos.

Só será possível retornar com as aulas presenciais quando tivermos pelo menos 70 a 80% da população vacinada, e mesmo com a vacinação, ainda teremos que adequar a estrutura de funcionamento da instituição, questão em que já estamos nos antecipando”, informou a gestora.

reitora-dsaes-dce2.jpg

Assistência Estudantil

A reitora falou sobre as ações para garantir o acesso dos alunos às aulas de forma remota. Uma das iniciativas em andamento é a aquisição de mais de 800 chromebooks, modens e pendrives que serão emprestados para os alunos. Também serão providenciados kits com produtos de higiene para entregar aos estudantes quando houver o retorno das atividades presenciais.

O diretor de Assistência Estudantil falou sobre os editais lançados em 2020 como o auxílio permanência, monitoria e auxílio emergencial, além do projeto Alunos Conectados que já distribuiu 800 chips com acesso à internet.

Ele esclareceu que para iniciar as ações de 2021 é necessário a aprovação do orçamento na esfera do Governo Federal. A previsão é que o orçamento seja aprovado até maio, quando o instituto terá custeio para novas ações.

Um dos pontos discutidos na reunião foi o número de inscrições indeferidas nos editais. Isso vem ocorrendo porque alguns alunos ainda tem dificuldade com o envio da documentação. O diretor da Dsaes enfatizou sobre a necessidade de mais atenção na hora de realizar a inscrição nos editais. Já a estudante Líbia Almeida falou sobre a dificuldade que alguns alunos têm na hora de reunir os documentos para enviar pelo celular.

Outras questões levantadas pelas lideranças foram a necessidade de uma bolsa para apoiar os estudantes militantes, a participação em eventos voltados ao movimento estudantil e a participação de discentes no Conselho Superior do Ifac que terá novas eleições em 2021. Também foi abordada a necessidade de espaços físicos para a atuação do DCE nos campi.

Ao final da reunião, a reitora afirmou que aquela era apenas uma conversa inicial e agradeceu a participação de todos. Ela reforçou que não apenas a reitoria, mas as direções dos campi estão sempre abertas para dialogar com os estudantes.

Na avaliação da presidente do DCE, Liberdade Nascimento, “a reunião foi muito proveitosa, conseguimos tirar todas as dúvidas que tínhamos. Quero parabenizar o Ifac, pois mesmo no meio de uma pandemia ainda consegue dar assistência para os alunos e nos auxiliar em tudo o que precisamos.”