Notícias

Internacionalização

Seleção de docentes de Francês para curso de aperfeiçoamento

publicado: 21/01/2021 21h26, última modificação: 21/01/2021 21h26
Edital irá selecionar professores de Francês para participar do curso Animer des classes virtuelles – Mode d’emploi
edital_conif_frances.png

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, nesta quinta-feira (21/1), um edital para seleção de professores de francês para participação no curso Animer des classes virtuelles – Mode d’emploi. A formação, a distância e gratuita, está prevista para ocorrer entre os dias 8 e 12 de fevereiro, com aulas de 1h30 de duração.

As inscrições podem ser feitas até dia 4 de fevereiro de 2021, por meio de um formulário eletrônico (acesse aqui). A seleção será feita por sorteio e a chamada pública irá selecionar 15 professores ativos permanentes ou substitutos de Francês da Rede Federal e com, no mínimo, nível intermediário de proficiência em francês. Os requisitos completos de participação estão disponíveis no edital.

A chamada pública é  resultado da parceria do Conif com a Embaixada da França no Brasil. “Essa cooperação é bastante consolidada e acarretou no desenvolvimento de diversas ações como o bem-sucedido Programa de Leitorado Francês, além de apoio para a realização de atividades entre instituições dos dois países, como o Fórum Ciência e Sociedade”, destaca o coordenador de Relações Internacionais do Conselho, João Paulo Rotelli.

Cronograma:

- Prazo final para envio da documentação completa conforme item 6 do edital: 04 de fevereiro de 2021, às 12h (-3GMT)

- Divulgação do resultado final: até 05 de fevereiro de 2021

- Previsão de início do curso: 08 de fevereiro de 2021

Ainda de acordo com o coordenador, essa ação faz parte do esforço de ampliar e qualificar o ensino da língua francesa na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “É uma oportunidade de aprimoramento metodológico no ensino virtual da língua francesa para os professores da Rede”, completa Rotelli.  Para mais informações, acesse o edital e os documentos com mais informações sobre o curso, disponíveis abaixo.

Edital CONIF/AI Nº 01, de 20 de janeiro de 2021
Declaração de proficiência
Programa do curso

(Assessoria de Comunicação do Conif)