Proex

Cerimônia de abertura marca início dos Jogos Eletrônicos do Ifac

publicado: 26/07/2021 17h37, última modificação: 28/07/2021 18h04
Evento foi transmitido ao vivo, pelo canal do Ifac no YouTube, na manhã desta segunda-feira (26.07);
ejifac_`materia.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou os Jogos Eletrônicos 2021 (e-Jifac) na manhã desta segunda-feira (26.07), com a transmissão da cerimônia de abertura pelo canal do Ifac no YouTube.

O evento contou com a participação da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, do pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, do coordenador de Esportes e Lazer do Ifac, Schumacher Andrade Bezerra, e a diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade, Luana Melo, responsável também pela mediação da transmissão.

2ejifac1.jpeg

Como parte da cerimônia, o professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Cláudio Schebeleski Soares, ministrou a palestra “A institucionalização do e-Sport”. Para conferira atividade, basta clicar aqui.

De acordo com a reitora do Ifac, o e-Jifac é um marco na história das competições esportivas da instituição. Durante seu pronunciamento, Rosana Cavalcante dos Santos relembrou o histórico das competições presenciais e reafirmou o compromisso da instituição para com ações esportivas.

ejifac1.jpeg ejifac2.jpeg

“Somos uma instituição que tem investido em programas, ações e estruturas físicas para promoção de ações esportivas. Inclusive, o esporte é uma das nossas principais ações de permanência e êxito dos estudantes. Atualmente, o Jifac (competição esportiva presencial do Ifac) é o 2º maior competição do Acre em número de modalidades disputadas. No Ifac, nós respiramos esporte e adoramos competições. Por isso, retornar as atividades esportivas, mesmo em formato eletrônico, é muito gratificante para nós, como instituição”, lembrou a reitora do Ifac.

Fábio Storch ressaltou o compromisso da Proex com a área esportiva ao longo dos anos. “O esporte é uma área muito significativa em nossa instituição. Tivemos muitos avanços, como a construções e reformas de ginásios e quadras poliesportivas, além de editais de extensão que fortalecem as ações envolvendo o esporte, como princípio formativo, apoiando a formação dos nossos estudantes”.

2ejifac2.jpeg ejifac3.jpeg

Em relação ao e-Jifac, o pró-reitor de Extensão lembrou que as competições foram possíveis, graças aos avanços tecnológicos e compromisso da Rede Federal e Ifac. “Devido ao formato da competição, esse ano não teremos as etapas regionais. Os atletas vencedores vão representar a nossa instituição na fase nacional do e-JIFs, programada para acontecer em setembro. São mais de 80 estudantes-atletas que vão participar do e-Jifac e aproveito para desejar uma boa competição a todos”.

Cronograma de competições

Coordenador de Esporte e Lazer, Schumacher Andrade apresentou, durante a live de abertura do e-Jifac 2021, o cronograma dos jogos eletrônicos. As competições, que acontecem entre os dias 27 e 29 de julho, serão nas modalidades: Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena.

Os estudantes-atletas irão receber, via e-mail cadastrado no ato da inscrição, as informações e links de acesso para os jogos.

Veja abaixo os dias e horários

27 de julho (terça-feira) – Free Fire/1ª etapa

- Sala Personalizada A: 08h30;

- Sala Personalizada B: 10h;

- Sala Personalizada C: 11h30;

27 de julho (terça-feira) – Free Fire/2ª etapa

- Sala Personalizada Semi-Final: 15h;

- Sala Personalizada Final: 17h;

28 de julho (quarta-feira) – League of Legends

- Sala Personalizada: 09h;

29 de julho (quinta-feira) – Xadrez Arena

- Sala Personalizada/Google Meet: 14h;

- https://lichess.org/: 15h;

O resultado final do e-Jifac 2021 será divulgado no dia 30 de julho. Os estudantes-atletas vencedores irão representar o Ifac na etapa nacional do e-Sports da Rede Federal.

Além disso, os campões de cada modalidade também receberão premiação, que será entregue pelos campi.