REITORIA

Ifac assina termo para o programa Maria da Penha Vai à Escola

publicado: 03/08/2021 17h29, última modificação: 22/11/2022 12h29
Assinatura ocorreu durante solenidade de abertura da Quinzena do Agosto Lilás realizada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres
Termo2.jpg

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, assinou, nesta segunda-feira (02/08) o Termo de Cooperação do Programa Maria da Penha Vai à Escola. O documento tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e inibição da violência contra a mulher no Estado do Acre. A assinatura aconteceu durante solenidade de abertura da Quinzena do Agosto Lilás pela conscientização contra a violência à mulher.

Estiveram presentes na solenidade o govenador Gladson Cameli, a primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, a secretária de Estado de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Ana Paula Lima, a procuradora Gilcely Evangelista, a presidente do Tribunal de Justiça, Waldirene Cordeiro, a desembargadora Eva Evangelista, a diretora de Política paras Mulheres, Isnailda Gondim, além de membros da Defensoria Pública, representados pela subdefensora-geral, Roberta Caminha, e pela coordenadora do Subnúcleo de Direitos Humanos 1, Juliana Caobianco.

Agosto Lilás (23).JPG

A solenidade, promovida pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM), foi realizada em frente ao Palácio Rio Branco que, durante a cerimônia, foi iluminado com a cor lilás. A assinatura do Termo de Cooperação é resultado de reunião realizada no último dia 30 de julho, na sede da reitoria do Ifac, com a presença da equipe técnica da SEASDHM e da Secretaria de Educação e Esporte (SEE).

Em seu pronunciamento Rosana Cavalcante dos Santos destacou a importância do evento, quando lembrou que durante a pandemia da Covid-19, esteve presencialmente, em duas solenidades do Governo do Estado: a abertura da IX Semana da Mulher Negra e a Quinzena do Agosto Lilás, ambos promovidos pela Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres.

Termo1.jpeg

Além disso, a reitora do Ifac reforçou o apoio da instituição às causas relativas à defesa da mulher, ações que sempre foram prioridades em sua gestão e em sua vida pessoal. “Uma instituição grande como o Ifac, que tem como público mais de 60% composto por mulheres, não pode deixar de abraçar causas como esta. E como mulher, tenho este compromisso pessoal com a vida”.

Termo3.jpeg

Rosana Cavalcante dos Santos também destacou a importância da Lei Maria da Penha, que neste dia 3 de agosto, completa 15 anos. “Não posso deixar de lembrar desta lei que é um marco histórico no combate à violência contra a mulher. Desde 2006, quando a Lei Maria da Penha foi sancionada, poderíamos ter muito mais a comemorar, mas precisamos reforçar todo dia que o papel de combate e luta contra a discriminação de gênero, conta a violência, se faz dentro de casa, na escola e em todos os ambientes da sociedade”.

Em seu pronunciamento, o governador Gladson Cameli, ao encerrar o evento, lembrou que a solenidade abria, oficialmente, a terceira edição do projeto Juntos por Elas. Ele destacou em seu discurso o trabalho do gabinete da primeira-dama, Ana Paula Cameli, e ações da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM), no combate à violência contra as mulheres e que contribuíam para conscientização e educação para uma sociedade não violenta.