Gestão de Pessoas

Ifac promoverá roda de conversa sobre arteterapia e saúde mental

publicado: 27/07/2021 16h42, última modificação: 27/07/2021 16h42
Projeto “As marcas da Covid” realizará mais uma atividade aberta ao público nesta quarta-feira, 28, às 10h, pelo Google Meet
marcas_da_covid.jpeg

Nesta quarta-feira, 28, às 10h, a Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) do Instituto Federal do Acre (Ifac) realizará a sétima roda de conversa do projeto As marcas da Covid, que terá como tema “Arteterapia: prevenção e promoção da saúde mental”. A atividade será realizada virtualmente pela plataforma Google Meet. Estudantes e pessoas externas ao Ifac podem participar solicitando o acesso à sala enviando e-mail para disgp.cosvi@ifac.edu.br.

Quem conduzirá a reflexão neste encontro será o psicólogo e arteterapeuta Arnaldo de Araújo que falará sobre a importância da Arte e da Arteterapia no atual contexto de pandemia como recurso para a promoção da saúde mental dos servidores públicos.

Desde 2017, a Arteterapia foi inserida no rol das práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) como um recurso que auxilia no enfrentamento e na diminuição do sofrimento psíquico. Por acessar conteúdos inconscientes, a Arteterapia possibilita a desconstrução de crenças, expressão de sentimentos, construção e reconstrução das dificuldades relacionais do indivíduo consigo mesmo e com os outros.

A Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp) por meio da Cosvi vem desenvolvendo ações preventivas referentes as possíveis sequelas em consequência das diversas formas de estresse e/ou abalos psicológicos pela brusca alteração do contexto social em função da Pandemia pelo Coronavírus (SARS-CoV-19).

As atividades são realizadas de forma online, através de roda de conversa, onde os participantes podem se posicionar, tirar dúvidas ou falar sobre suas experiências pessoais.