Ifac Solidário arrecadou 50 mil itens da cesta básica para doação

publicado: 13/07/2021 16h36, última modificação: 13/07/2021 16h36
Doações foram importantes para ajudar a comunidade a se reerguer após enchentes históricas nos municípios acreanos
ifac_solidario.jpeg

Em fevereiro deste ano, dez municípios tiveram alagações devido à cheia dos rios no Estado do Acre, fazendo com que milhares de pessoas tivessem de sair de suas casas. Dentre os atingidos, uma parcela de famílias era de estudantes e servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac).

A situação fez com que os próprios servidores se mobilizassem localmente, principalmente em campanhas de arrecadação de donativos, para ajudar as famílias, com o apoio da Reitoria, dos diretores gerais e de instituições parceiras.

Os esforços da comunidade escolar se materializaram na campanha Ifac Solidário que alcançou pessoas e instituições em todo o Brasil: em poucas semanas, a campanha arrecadou valores que foram convertidos em cerca de 50 mil itens de gêneros alimentícios, 5 mil itens de higiene e limpeza, além outras doações, como água mineral, roupas, brinquedos, peças de roupas e colchões.

Um dos municípios que mais sofreu com as cheias foi Tarauacá, onde cerca de 90% da cidade ficou alagada, conforme divulgou a Defesa Civil no dia 20 de fevereiro. Diante disso, o campus do Ifac, em colaboração com a Prefeitura Municipal, passou a servir de abrigo para famílias por quase uma semana.

Além de fornecer refeições para as pessoas abrigadas no espaço, os voluntários do Ifac também prepararam refeições para outros abrigos no município. Nesse período, foram servidas cerca de 2 mil refeições. Ao todo, a campanha Ifac Solidário beneficiou 45 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Arte e Solidariedade

No campus Rio Branco, o projeto de extensão “Alimento na Mesa”, realizado desde 2017 integrou a campanha do Ifac Solidário, recebendo um importante apoio do artista plástico e servidor do campus, Ueliton Santana.

O artista doou dez obras de sua autoria para a venda na ação “Arte e Solidariedade”. O valor arrecadado na aquisição das obras foi utilizado na compra de cestas básicas e kits de limpeza para doação para as mais de 60 famílias cadastradas no projeto de extensão.