Instituto Federal do Acre encerra ação Arte e Solidariedade

publicado: 15/07/2021 11h50, última modificação: 17/07/2021 14h36
Ação contou com doação de 10 quadros do docente e artista visual Ueliton Santana; valores arrecadados serão doados
0.png

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, com a obra Barracão do seringal, de autoria do artista plástico e docente Uéliton Santana. Foto: Arquivo pessoal

O Instituto Federal do Acre (Ifac) encerra com sucesso a ação Arte e Solidariedade realizada entre os meses de abril e julho, como parte integrante da campanha Ifac Solidário, que ajudou diversas pessoas atingidas pelas enchentes nos municípios do Estado.

Por meio da doação de 10 quadros de autoria do artista plástico e docente do campus Rio Branco, Ueliton Santana, foram arrecadados valores, que foram revertidos em doações para famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio do projeto de Extensão Alimento na Mesa.

7.png

Artista plástico e docente Ueliton Santana, responsável pela doação dos 10 quadros para a ação Arte e Solidariedade. Foto: Arquivo pessoal

Para Ueliton Santana o objetivo de participar da campanha Ifac Solidário integra sua proposta enquanto servidor da instituição, ser humano e artista. "É um trabalho que venho procurando desenvolver ao longo dos dez anos em que faço parte desta instituição. Além de realizar os projetos de Extensão, que são ações pontuais da nossa função enquanto professor, sempre procuro ir além de minhas funções. A doação dessas obras é um pouco desse trabalho. É uma espécie de retorno, de devolver um pouco do muito que Deus tem nos dado ao longo dos tempos".

Ainda sobre a doação das obras de arte, Ueliton Santana destacou que este foi um gesto solidário para os que tanto necessitam nesse momento difícil de crise. "Doei as obras com o intuito de amenizar um pouco o sofrimento de muitas pessoas. Penso que se cada um doar um pouquinho, acredito que podemos fazer muito, coletivamente. Podemos desenvolver muitas ações, e esse papel não é só como servidor, mas como ser humano que se preocupa com o bem estar do outro".

2.png

O docente do Ifac ainda ressaltou que por meio das artes, as pessoas têm conseguido amenizar os tempos difíceis nesse momento de pandemia.

"Eu acredito no potencial da arte, tenho visto que ela tem feito grande diferença nesse momento difícil que passamos. E não é apenas as artes visuais. A dança, a música, o teatro e o cinema têm trazido bastante acalanto nesse momento de pandemia. Aproveito a oportunidade para agradecer ao pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, e a diretora de Articulação com a Sociedade, Luana Melo, que me convidaram para fazer parte dessa ação. Obrigado à Mariete Buriti, coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania, que se doou para o sucesso dessa ação. Gratidão também a todas as pessoas que adquiriram as minhas obras, por meio do Arte e Solidariedade", afirmou Ueliton Santana.

1.png

A Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também destacou a importância do comprometimento dos servidores em ajudar o próximo, como exemplo o artista plástico e docente da instituição, Ueliton Santana. "Nossa instituição vai além da oferta de ensino. Ajudar o próximo também faz parte do nosso projeto como parte da Rede Federal. Agradeço ao Ueliton Santana pela doação das obras. Uma atitude nobre e de grande relevância para a campanha Ifac Solidário, que contou com a colaboração e participação de centenas de pessoas. Sou muito grata em fazer parte de uma instituição comprometida com o próximo e com o bem", finalizou a reitora do Ifac.

3.png

Clé Salomão1.jpg