Reitora participa de abertura da Quinzena da Mulher Negra

publicado: 27/07/2021 14h55, última modificação: 27/07/2021 15h55
Evento segue com atividades até o dia 30 de julho; inscrições podem ser feitas pelo site eventos.ifac.edu.br
quinzena_mulher_negra_reitora.png

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, participou da abertura da Quinzena da Mulher Negra. O evento, que teve início nesta segunda-feira (26.07), contou com a palestra “Direitos humanos e a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica”, ministrada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, Eva Evangelista.

Com o tema “Legislação, Direitos Humanos e Empreendedorismo”, o evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) com o Coletivo de Mulheres e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

WhatsApp Image 2021-07-27 at 08.31.03.jpeg

Os interessados em participar das atividades ainda podem se inscrever pelo site https://eventos.ifac.edu.br. Os participantes receberão certificado. As palestras estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Neabi/Campus Rio Branco.

“É um prazer participar desse evento. O dia 25 de julho traz à tona a luta da mulher contra o feminicídio e todas as formas que destroem os direitos do povo brasileiro, principalmente, das mulheres negras. A data é importante por chamar a reflexão para situação de um das pessoas mais exploradas e oprimidas da sociedade que é a mulher negra, e também para os indicadores sociais, econômicos e políticos que denunciam essa condição da mulher negra na sociedade brasileira”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Durante sua fala, a reitora do Ifac destacou as ações que o Ifac tem desenvolvido ao longo dos anos.

“Temos realizados diversas ações nos últimos anos. Em 2015, criamos os Neabi’s e hoje, em todas as unidades do Ifac possuímos um Núcleo que é responsável por cuidar especificamente das questões relacionadas ao racismo, preconceito, gênero, e todas as formas de discriminação, com nossos alunos e comunidade envolvida. Temos buscado incluir nos currículos do Ifac, o atendimento a leis que tratam sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana e indígena, ressaltando a formação da cultura negra e indígena na formação da sociedade brasileira. Também estamos caminhando com a política de etinoafirmação”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.

Nesta terça-feira (27.07), as atividades da Quinzena da Mulher Negra continuam. A partir das 19h, o tema discutido será “Empreendedorismo e empoderamento”, ministrado pela fundadora do Coletivo Elas Fazem Acontecer/Acre, Lidiane Cabral, e da técnica de Enfermagem e cabeleireira, Francisca Feitosa.

Para saber mais sobre a programação, clique aqui.