Conif

Abertas inscrições para seminário sobre Curricularização da Extensão

publicado: 29/06/2021 15h05, última modificação: 29/06/2021 15h06
Evento será realizado entre os dias 30 de junho e 01 de julho; atividades são direcionadas para servidores e estudantes
imagens_novo_portal (1).png

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal), uma ação conjunta entre o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), ambos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a fim de promover espaços de diálogo mais integrados e sinérgicos entre as Instituições da Rede Federal, no contexto do processo de institucionalização da Curricularização da Extensão, que envolvam estratégias, ferramentas e experiências vivenciadas em cada Instituição, no âmbito dos cursos de graduação.

sence.png

Servidores e estudantes podem se inscrever gratuitamente até o dia 29 de junho, pelo link https://www.even3.com.br/senceredefederal2021/. O evento acontece nos dias 30 de junho e 01 de julho, a partir das 15h (horário de Brasília). A programação conta com a mesa-redonda “Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios” e painel de experiências dos cursos de graduação nos eixos “Desenvolvimento educacional e social”, “Gestão e negócios”, “Infraestrutura e Ambiente/saúde”, “Informação e comunicação” e “Recursos naturais e Produção Alimentícia”.

Veja abaixo a programação:

30 de Junho
15h - Cerimônia de Abertura
16h - Mesa-redonda: Curricularização da Extensão - possibilidades e desafios
17h - Painel de Experiências: Desenvolvimento Educacional e Social
17h - Painel de Experiências: Gestão e Negócios
17h - Painel de Experiências: Infraestrutura e Ambiente/Saúde

01 de Julho
15h - Painel de Experiências: Gestão e Negócios
15h - Painel de Experiências: Informação e Comunicação
15h - Painel de Experiências: Recursos Naturais e Produção Alimentícia
17h - Cerimônia de Encerramento

O evento foi motivado, de acordo com o coordenador do Forproext, Ruy de Aguiar Araújo, pela necessidade de indução de espaços de debates mais integrados e sinérgicos entre as instituições da Rede Federal, no contexto do processo de institucionalização da Curricularização da Extensão, que envolvam estratégias, ferramentas e experiências vivenciadas em cada Instituição, no âmbito dos cursos de graduação.

“Será um momento ímpar para a troca de experiência entre as instituições da Rede Federal, haja vista que ao final do evento, a Comissão Organizadora produzirá um documento referencial contendo diretrizes atualizadas no que se refere ao processo de implementação da curricularização da extensão”, explica Ruy, que também é pró-reitor de Extensão e Cultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Obrigatoriedade

Em 2018, a Resolução 07 do Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as bases para a curricularização da Extensão em cursos de graduação em todo o país. O documento define que, até dezembro de 2021, 10% da carga horária total dos cursos de graduação no Brasil deveria ser dedicada a atividades de Extensão, com previsão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o prazo foi prorrogado até dezembro de 2022.

(Texto: Assessoria de Comunicação do Conif | Com informações: IFSC)