Notícias

11 anos do Ifac

Conheça 11 diferenciais do Ifac na educação acreana

publicado: 22/06/2021 11h06, última modificação: 22/06/2021 11h06
Além de ser a instituição representante da Rede Federal, o Ifac conta com diferenciais que o tornam uma instituição única no Acre
diferenciais_ifac_campanha.jpeg

O Instituto Federal Acre (Ifac) é atualmente a única instituição que representa a Rede Federal no Estado. Além disso, diversas atividades e ações desenvolvidas pela instituição reforçam suas especificidades em relação às demais unidades de ensino acreanas.

Dessa forma, como parte da campanha comemorativa aos 11 Anos do Ifac, elencamos 11 diferenciais do Instituto Federal do Acre para que a comunidade conheça um pouco mais do trabalho desenvolvido na instituição.

Confirma abaixo alguns pontos específicos do Ifac:

1. Oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: O Ifac é a única instituição no Acre que oferta a modalidade de ensino em que o estudante realiza formação técnica em conjunto com o Ensino Médio. Ou seja, durante os três anos do Ensino Médio, além de cursar as disciplinas da educação básica, o estudante também realiza, no contraturno, um curso técnico de sua escolha.

Atualmente, o Instituto conta com cursos técnicos integrados em cinco campi: Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, nos eixos educacionais de Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Industrial e Recursos Naturais.

2. Oferta de cursos alinhados as cadeias produtivas locais: Os cursos ofertados pelo Instituto Federal do Acre tem como princípio a valorização das cadeias produtivas locais. Dessa forma, cada uma das unidades do Ifac conta com formações específicas e que possuem como direcionamento a realidade econômica e produtiva da região. Assim, os profissionais formados têm a possibilidade de contribuir de forma especializada e também ampliar o desenvolvimento econômico, profissional, social e cultural da comunidade em que vivem.

3. Possibilidade de verticalização nos estudos desde o Ensino Médio à Pós-Graduação: Com propósito de qualificar e formar jovens e adultos para atuarem nos diversos setores da economia, a educação nas unidades da Rede Federal está sempre associada ao aprendizado e à pratica.

Nesse sentido, a educação no formato verticalizado é um dos princípios dos Institutos Federais. Por meio dessa lógica educacional, o estudante tem a possibilidade de cursar todas as etapas da educação profissional e tecnológica na mesma instituição. E o Ifac é a única unidade de ensino no Acre que oferta esse modo de ensino.

Atualmente, o Instituto Federal do Acre possui desde cursos técnicos integrados ao Ensino Médio até cursos de pós-graduação, em âmbito de especialização e mestrado. Nesse sentido, o aluno que ingressa no Ensino Médio tem a possibilidade de seguir estudando no Ifac até a pós-graduação, por meio de processos seletivos.

4. Currículo pautado no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico: A educação profissional busca a integração entre a escola e o trabalho. Com isso, os estudantes do Instituto Federal do Acre são preparados para atender as demandas da sociedade e das empresas/indústrias de forma profissional e com qualidade. Nesse sentido, o Ifac atua no Acre com objetivo de levar para a comunidade cursos alinhados à economia locai, como também como forma de atender demandas específicas da região. 

Além disso, a pesquisa também integra esse processo de formação dos estudantes do Ifac, pois na educação profissional a ciência é vista como um ambiente de possibilidades para a união de conhecimentos educacionais e científicos. Dessa forma, o aluno do Instituto Federal do Acre contará com possibilidades para construção de pensamentos, sentidos, além de emancipação acadêmica e profissional.

5. Primeira instituição da Rede Federal a ofertar o curso superior de Tecnologia em Processos Escolares: Em janeiro de 2012, o Ifac entrou para a história da Rede Federal como a primeira instituição a ofertar o curso superior de Tecnologia em Processos Escolares no país. Foram formadas duas turmas: uma em Rio Branco e a outra em Cruzeiro do Sul. Os primeiros tecnólogos em Processos Escolares da Rede Federal se formaram em novembro de 2015. De lá para cá, o curso de Tecnologia em Processos Escolares não deixou mais de ser ofertado pelo Ifac e é, atualmente, uma das formações mais procuradas da instituição.

6. Única instituição de ensino superior que oferta o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio: Inaugurado em 2019, o curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio é ofertado no campus Tarauacá. A formação tem como propósito capacitar profissionais com competências e habilidades voltadas ao desenvolvimento e utilização de técnicas de gestão do agronegócio, aplicadas aos sistemas e arranjos produtivos locais, regionais e nacionais, atuando sempre de forma crítica e ética, com vistas à sustentabilidade ambiental. A oferta de vagas acontece, atualmente, de forma semestral por meio de processo seletivo.

7. Única instituição de ensino superior que oferta o curso de Tecnologia em Logística: Em 2014, o Instituto Federal do Acre (Ifac) formou a primeira turma de tecnólogos em Logística do Acre. O curso, que atualmente é ofertado no campus Rio Branco, tem como propósito formar profissionais capacitados para planejar e coordenar a movimentação física e de informação sobre as operações de transporte, armazenamento e distribuição. Além disso, o tecnólogo em Logística também é responsável por proporcionar fluxo otimizado e de qualidade de produtos. No Ifac, de forma semestral, são ofertadas vagas para a graduação de Tecnologia em Logística. Na instituição, os concluintes ainda têm a possibilidade de cursar especialização em Logística também no campus Rio Branco.

8. Única instituição de ensino superior que oferta o curso de Bacharelado em Zootecnia: Atualmente, o Ifac é a única instituição do Acre que oferta o curso superior de Bacharelado em Zootecnia. A primeira turma de zootecnistas acreanos se formou em 2018. O curso é ofertado no campus Sena Madureira e tem como objetivo formar profissionais capacitados e com conhecimentos sólidos, teóricos e práticos na área de produção animal, com base legal nos aspectos relativos ao meio ambiente e capazes de serem agentes de transformações econômicas e sociais.

9. Única instituição com Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) estruturado: O NIT é o setor responsável por trabalhar com a proteção da propriedade intelectual e a gestão de transferência de tecnologia, a partir de projetos desenvolvidos no Ifac. Por isso, o Núcleo de Inovação Tecnológica disponibiliza o serviço de registro dessas invenções por meio de editais de fluxo contínuo e realiza a proteção da tecnologia sem custo para os servidores e estudantes da instituição. Atualmente o NIT gerencia duas patentes e um registro de programa de computador.

10. Única instituição de educação que possui Incubadora de Empreendimentos: Criada em 2014, a Incubac/Ifac é responsável por contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social das regiões em que o Ifac conta com unidades no Acre, apoiando empreendimentos de base tecnológica, empresas juniores, empreendimentos populares e tradicionais.

Além disso, a Incubadora do Ifac tem como foco o desenvolvimento e a inovação por meio da difusão do conhecimento, de novas tecnologias e experimentação e difusão de práticas inovadoras, tendo como eixo central valores vinculados à economia solidária e a inovação tecnológica.

Atualmente, a Incubac conta com cinco núcleos implantados nos campi, desenvolve o programa Startap Innovation, conta com editais anuais para incubação de empreendimentos, realiza o evento Desafio de Ideias e segue implantando o Espaço IF Maker. Até o momento a Incubadora do Ifac já realizou 514 sensibilizações, auxiliou no desenvolvimento 79 ideias geradoras, como também atende cinco empreendimentos e três startups.

11. Primeira instituição a fomentar a pesquisa e inovação por meio do Cartão BB Pesquisa: Aprovado em 2014, por meio de resolução no Conselho Superior, o Cartão BB Pesquisa tem como objetivo auxiliar os servidores no desenvolvimento de suas pesquisas científicas, proporcionando mais agilidade e autonomia. Além disso, o auxílio disponível para os pesquisadores é destinado por meio de editais e possui normativas para acesso e comprovação.