Ifac dá início a Jornada Pedagógica para o semestre 2021.1

publicado: 17/06/2021 15h05, última modificação: 17/06/2021 20h55
Evento é realizado, semestralmente, voltado ao público de professores e técnicos administrativos da Instituição
Jornada Pedagogica_INICIO.jpg

Nesta quarta-feira (16.06) teve início a Jornada Pedagógica 2021.1 do Instituto Federal do Acre (Ifac). O evento continua até o dia 18 de junho, de forma virtual, com debates e reflexões sobre temas relacionados às práticas pedagógicas e permanência e êxito em todos os campi do Ifac. A Jornada Pedagógica é um evento realizado, semestralmente, voltado ao público de professores e técnicos administrativos da Instituição.

A abertura do evento teve a presença da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, que destacou, em sua fala, a importância do tema escolhido que é a permanência e êxito de estudantes nos cursos.

jornada_2021.1 (1).png

Imagem: Reitora fala durante cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica / Reprodução Youtube

“Lutamos e nos empenhamos muito nos processos seletivos, pois o sentido de ser do Ifac é receber nossos estudantes e que eles saiam formados. Não teria sentido o nosso esforço se isso não tivesse um desfecho feliz e eficiente. A permanência e êxito dos nossos alunos é um tema importante e tem que ser dada a atenção necessária. O aluno também entra com o sonho de se formar”, afirmou.

Sobre o contexto atual de vacinação contra a Covid-19, a reitora disse que já é possível enxergar uma luz no fim do túnel, já que muitos dos profissionais de educação já receberam a primeira dose da vacina no Acre. “Enquanto nosso retorno presencial não acontece, ficamos aqui pensando como iremos receber nossos estudantes e como tornaremos a Instituição mais eficiente”, completou.

Por fim, a reitora falou sobre a construção do plano de trabalho para a elaboração da Política de Permanência e Êxito do Ifac e da importância da contribuição de todos neste processo.

Programação

A transmissão do primeiro dia de evento, que chegou a 282 pessoas assistindo ao vivo, continuou após a cerimônia de abertura com a palestra do pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF), Carlos Artur Arêas. “Permanência e êxito: a construção de um paradigma de enfrentamento” foi o tema apresentado aos participantes.

jornada_2021.1 (2).png

Imagem: Pró-Reitor de Ensino do IFF ministra palestra na Jornada Pedagógica do Ifac / Reprodução Youtube

De acordo com dados mais recentes da Plataforma Nilo Peçanha, pelo menos 42% (taxa global) de alunos evadem os cursos na Rede Federal. Diante disso, a evasão se apresenta como um grande problema a ser combatido pelas instituições de educação.

Para resolver essa questão, o pró-reitor defende que seja dada mais atenção à política de permanência ao invés do combate à evasão, propriamente, e que essa mudança de perspectiva permite uma abordagem preventiva. Além disso, segundo o gestor do IFF, as políticas de permanência devem focar na “oferta de educação regular com características adequadas às condições, necessidades e disponibilidade do público-alvo, desde a concepção do acesso”.

A pró-reitora de Ensino do Ifac, Lucilene Acácio falou, em seguida, sobre a construção do plano de trabalho para a elaboração da Política de Permanência e Êxito do Instituto. Segundo a gestora, o tema da palestra foi escolhido pela necessidade de trazer uma perspectiva diferente da que tem sido trabalhada no Ifac acerca da discussão de permanência e êxito do estudante.

jornada_2021.1 (4).png

Imagem: Pró-Reitora de Ensino apresenta proposta para a Política de Permanência / Reprodução Youtube

Discutir esse tema é extremamente desafiador, porque temos que repensar nossas concepções. É uma provocação para olharmos de forma diferente, pois estamos sempre correndo atrás do prejuízo. A ideia é sairmos dessa posição reativa e assumir uma posição de proatividade, olhando para a permanência”, salientou.

Encerrando as atividades do primeiro dia da Jornada Pedagógica, a professora Maria das Graças Pereira apresentou toda a discussão sobre a Comissão de Ética em Pesquisa (CEP/Ifac). Ela falou desde a criação e aprovação do regimento interno pelo Conselho Superior, através da resolução 02/2019, até o momento atual, em que a comissão aguarda a aprovação do registro inicial para instalação, capacitação inicial e permanente para iniciar os trabalhos.

A programação da Jornada Pedagógica 2021.1 continua, nesta quinta e sexta-feira com atividades de planejamento dos cursos, palestras sobre metodologias educacionais e instrumentos de avaliação, entre outras discussões internas que serão realizadas virtualmente.

jornada_2021.1 (5).png

Imagem: Professora Maria das Graças fala sobre a Comissão de Ética em Pesquisa do Ifac / Reprodução Youtube