Notícias

Extensão

Projeto do Ifac promove palestras sobre alimentação saudável

publicado: 24/05/2021 13h38, última modificação: 24/05/2021 13h38
Atividades ocorrem de forma virtual e são abertas para toda a comunidade. Confira quando serão os próximos encontros e participe!
projeto_nutriacao1.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) vem promovendo, desde março, diversas palestras sobre saúde por meio do projeto de extensão “NutriAção: Cuidando da Saúde Através de uma Alimentação Saudável”. As atividades ocorrem de forma virtual e são abertas para toda a comunidade.

O projeto, aprovado no Edital 02/2020 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ifac), tem a coordenação da servidora Elisabet Peixoto. Os temas são apresentados pela nutricionista Katiussy Paro.

O objetivo do projeto é compartilhar orientações sobre a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças, e com isso proporcionar a reflexão sobre a relação do alimento com a qualidade e longevidade da vida.

Segundo a coordenadora do projeto, “Doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de mortalidade e de incapacidade no Brasil. Orientar a população a respeito da importância de cultivar, a longo prazo, hábitos alimentares saudáveis tende a contribuir para prevenir enfermidades, como câncer, obesidade, diabetes e hipertensão. Tais condições médicas aumentam o risco de a população desenvolver comorbidades, incluindo complicações advindas de infecções pela Covid-19.”

Palestras virtuais

Desde março, já foram realizadas palestras com os temas 10 passos para uma alimentação saudável, prevenção e cuidados com a obesidade, prevenção ao diabetes mellitus tipo 2, prevenção à hipertensão e, no último dia 13 de maio, ocorreu a palestra sobre alimentos que auxiliam na prevenção do câncer.

Até o final de junho, o projeto vai debater os seguintes temas: Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios e quais as vantagens da alimentação vegana/vegetariana (27/05/2021), Compreendendo o ciclo alimentar da criança, do nascimento até a adolescência (10/06/2021), concluindo a programação com uma palestra sobre Alimentação saudável na terceira idade (24/06/2021). A inscrição prévia garante certificado e pode ser feita pelo link: www.even3.com.br/nutriacao_ifac

projeto_nutriacao2.png

Imagem: Print da tela de palestra do projeto Nutriação / Reprodução Google Meet

De acordo com a coordenadora, ao final do projeto, uma cartilha será disponibilizada no formato digital com informações sobre nutrição, receitas práticas e econômicas com alimentos regionais e apelo nutracêutico, com o objetivo de auxiliar a população no preparo de refeições saudáveis.

Depoimentos de participantes

“A participação no projeto tem sido bastante agregadora para rotina enquanto mãe e professora. Por meio das várias palestras ministradas, aprendi que não precisamos ter muito dinheiro para nos alimentarmos bem; o que precisamos realmente é de informação e orientações corretas. E é isso que recebemos indiretamente da equipe do projeto e diretamente da nutricionista Katiussy. Com todas essas informações, poderemos incentivar nossos filhos e alunos a buscarem uma forma mais saudável na alimentação, trazendo resultados futuros na saúde física e mental de cada um.

Maria Ana da Silva (docente do Ifac Campus Sena Madureira)

 

As lives apresentaram temas muito discutidos, mesmo que, na atualidade, de modo ainda superficial pela sociedade. Nas palestras, foram transmitidas informações de modo claro, objetivo e de fácil entendimento, mesmo sendo os temas bem complexos, foram pensados e apresentados de maneira responsável. A metodologia usada também me prendeu com as dicas, aconselhamentos e receitas rápidas. Observo que as palestras me incentivaram no preparo de novas receitas, sem falar nas informações sobre a prevenção de doenças que a alimentação saudável proporciona. Espero conseguir melhorar a minha saúde e dos meus familiares eliminando alguns maus costumes e criando novas atitudes na cozinha. Agora a simples tarefa de ir ao supermercado já mudou; de fato, a consciência vai tornando-me mais crítica e os olhos mais atentos a detalhes antes não observados. Por fim, agradeço a todos que tiveram participação no desenvolvimento desse projeto, direta ou indiretamente, que me ajudou a mudar antigos costumes.

Luciana Melo (docente da rede estadual de educação)

 

O projeto é uma excelente iniciativa de aproximar o meio acadêmico e a comunidade incentivando, de forma preventiva, a reeducação alimentar e hábitos mais saudáveis com foco em produtos regionais, da própria estação e custo reduzido. Particularmente, a palestra sobre diabetes mellitus do tipo 2, caso específico de minha mãe, foi muito esclarecedora, pois tinha muitas dúvidas quanto ao que deve ser introduzido e evitado em sua dieta. A nutricionista Katiussy traz em cada palestra um material vasto e de qualidade com explanação clara, objetiva e de grande utilidade, principalmente nessa pandemia. Todos os assuntos abordados são temas atuais, necessários e todos com fontes bibliográficas disponíveis, além do espaço aberto para questionamentos respondidos de forma simples e satisfatória. Parabéns a toda equipe.

Kátia Willians Sales de Barros (autônoma)

 

Através da minha filha, fui inscrita no projeto NutriAção. Iniciei participando da palestra sobre obesidade, depois sobre diabetes e, por último, hipertensão. Sou do tipo que veste a camisa em questões ligadas à melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar social. Como lido com pessoas, em geral com saúde precarizada, como costumo falar, chamei algumas pessoas para assistir à palestra, mas, como era de se esperar, apenas uma colega e minha filha manifestaram interesse e participaram. O projeto tem impactado de forma muito salutar uma consciência alimentar mais equilibrada e saudável de todos que participaram comigo. A colega que participou conosco da ação tem vários problemas de saúde, não consumia o desjejum para poder ingerir os diversos medicamentos, consumia muito adoçante, comia muita fritura e embutidos. Eu mesma já adotei nova metodologia alimentar. Em suma, o projeto somou em nossas vidas e nos apresentou critérios que podem ou não indicar diabetes, hipertensão etc.

Lucinéia de Souza (discente do Curso Técnico em Recursos Humanos, Ifac Campus Rio Branco)

 

Participar dessa ação está sendo de valor inestimável. Tem me acrescentado como profissional e como pessoa. Preparar as palestras e, principalmente, receber depoimentos dos participantes está sendo muito recompensador, pois é nesse momento que percebemos que de forma simples podemos modificar para melhor a saúde das pessoas. Agradeço ao Ifac, à coordenação do projeto e a todos os participantes.

Katiussy Paro (Nutricionista)