Abertas inscrições para I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas

publicado: 03/03/2021 15h24, última modificação: 03/03/2021 15h31
Interessados podem realizar a inscrição, de forma gratuita, até o dia 16 de abril
sinmaept_materia.png

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica (I SinmaEPT). O evento, que é gratuito, será realizado no formato digital e está sendo organizado pelos docentes do Instituto Federal do Acre (Ifac), Cleiton Sampaio de Farias e José Júlio César Araújo.

Clique aqui e se inscreva no I SinmaEPT

O I SinmaEPT será realizado nos dias 15 a 18 de abril e contará com palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. As atividades têm como objetivo ampliar as discussões sobre as metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem na atualidade, como também as diferentes formas na práxis do professor, dentro e fora da sala de aula.

Durante o Simpósio também será discutida a importância das metodologias atividades para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação profissional, principalmente, neste momento de ensino remoto.

Programação

A atividades do I SinmaEPT terão início no dia 15 de abril. Na data será realizada a conferência de abertura, além da palestra “Nós Propomos”, que será ministrada pelo docente Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa (IGOT).

No dia 16 de abril, a palestra “O ensino híbrido: desafios e possibilidades” será ministrada pela docente e pesquisadora Lillian Baciach.

Já no dia 17 de abril acontece a mesa redonda “Metodologias Ativas: Entre a reflexão epistemológica e a práxis na Educação Profissional e Tecnológica”, apresentada pelos docentes Cleiton Sampaio, Luis Antônio Pinho, Renato Lopes, Maurício Roberto Motta Pinto da Luz.

Acesse aqui a programação completa

Para o dia 18 de abril está programada a mesa redonda “Experiências sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação”, que contará com a presença dos professores Ricardo dos Santos Pereira, Gabriela Cunha de Oliveira Munaretti e Renat Gomes de Abreu Farias.

Além das palestras e mesas redondas, o evento contará com apresentações de trabalhos, entre os dias 15 e 18 de abril, sobre as temáticas: Aprendizagem Baseada em Estudos de Casos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação, Aprendizagem Baseada em Metodologias Ativas Mistas, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem baseada em Sala de Aula Invertida e Ensino Híbrido e Instrução por Pares.