Comitê Covid-19/Ifac

Comitê do Ifac se solidariza às vítimas e infectados pela Covid-19

publicado: 18/03/2021 16h23, última modificação: 18/03/2021 16h25
Após um ano da pandemia iniciada no Acre, membros do Comitê Covid-19/Ifac discutem novas ações para prevenção e combate ao coronavírus
comite_covid_1.png

O Comitê Central de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 do Instituto Federal do Acre (Comitê Covid-19/Ifac), realizou mais um encontro online para discutir ações de prevenção e combate ao coronavírus no âmbito da instituição. Durante a reunião, realizada na tarde dessa quarta-feira (17/03), os membros do Comitê Covid-19/Ifac também prestaram solidariedade aos familiares das vitimas da Covid-19, como também às pessoas infectadas pelo vírus desde o ano de 2020.

Presidente do Comitê e reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, coordenou a reunião e considerou o momento muito crítico em que o Acre atravessa. Conforme dados apresentados pelo Governo do Estado, nas últimas 24 horas foram registrados 343 novos casos, além de quatro óbitos. Ao todo, o Acre já soma 63.721 infectados pela doença. No Brasil, já são mais de 285 mil vítimas do coronavírus.

"Há um ano, o Ifac dava início aos trabalhos de combate e prevenção ao coronavírus. Criamos o Comitê Covid-19/Ifac, por meio da Portaria nº 333, de 16 de março de 2020, com objetivo de trabalhar de forma coordenada e responsável. Com ações orientadas, o Ifac se antecipou e adotou medidas protetivas voltada aos estudantes e servidores. Exemplo disso, foi a suspensão das aulas presenciais e adoção do trabalho remoto, que seguem em vigor até o momento atual”, destacou a reitora do Ifac.

Solidariedade

Ainda durante o encontro foi prestada solidariedade às vítimas da Covid-19, como também aos seus familiares e pessoas infectadas pelo coronavírus. Em nome do servidor do campus Cruzeiro do Sul, Luciano de Freitas, os membros do Comitê Covid-19/Ifac reforçaram a importância da prevenção e combate ao novo coronavírus para evitar que outras famílias acabem perdendo entes queridos.

comite_covid_2.png

“Como reitora do Ifac e em nome de toda a instituição, me solidarizo aos familiares e amigos do nosso servidor Luciano de Freitas, que em 2020 faleceu vítima da Covid-19. Nossos sentimentos também a todos aqueles docentes, técnicos administrativos e estudantes que perderam entes queridos para essa doença. Nossa solidariedade ainda a todas as pessoas acometidas por esse vírus e que seguem em tratamento. Que todos possam ser curados para, o mais breve possível, retornar para próximo dos familiares, como também seguir reforçando os cuidados para que o coronavírus não se espalhe ainda mais”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Ainda durante seu pronunciamento, a reitora do Ifac destacou a importância da ciência e da tecnologia, como também reforçou a necessidade de vacinação em massa da população. “Nesse momento, precisamos seguir confiantes no trabalho de todos aqueles que seguem à frente do combate e prevenção ao coronavírus. Além disso, é válido ressaltar que sem ciência e tecnologia não podemos seguir adiante na área da saúde. A vacinação é imprescindível e necessária para toda a população. Sem essa imunização, não conseguiremos avançar no combate à Covid-19”.

Ações Comitê Comitê Covid-19/Ifac

Durante a reunião, a assessora especial da Reitoria, Girlen Nunes dos Santos, fez uma breve retrospectiva das ações realizadas pelo Comitê Covid-19/Ifac após um ano de atividades. Em seu pronunciamento, ela ressaltou as ações coordenadas pelos Grupos de Trabalho ao longo de 2020 e que seguem sendo executadas em 2021.

Exemplo das atividades realizadas pelos GTs estão a elaboração da cartilha “Recomendações e orientações de biossegurança para retomada das atividades presenciais no Ifac”, como documento preventivo para o retorno das ações presenciais na instituição, além das campanhas de orientação e prevenção publicadas nos canais oficiais do Ifac, como também as atividades de humanização implementadas em conjunto com a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (Covsi), da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp).

Coordenador do GT de Humanização e diretor sistêmico da Disgp, Leandro da Silva Costa, apresentou plano de ação, com as atividades que serão executadas com os servidores durante o primeiro semestre de 2021. Dentre as propostas está a retomada de campanhas com orientações aos servidores e comunidade, além de atividades envolvendo suporte emocional e de psicoeducação aos docentes e técnicos administrativos do Ifac.

De acordo com o planejamento do Comitê Covid-19/Ifac, ainda no mês de março serão realizadas rodas de conversa com o tema “Cuidando do corpo e da mente: Como você está?”. Para os meses seguintes, serão trabalhadas mensagens de áudio, vídeos educativos e palestras sobre temáticas relacionadas à prevenção e cuidados com a saúde física.

Por meio de cards e informativos, os servidores irão receber informações sobre nutrição e atividades físicas. Ainda durante o primeiro semestre de 2021, docentes e técnicos administrativos também serão contemplados com a realização de atividades artísticas e culturais, por meio de eventos e oficinas online.

O Comitê Covid-19/Ifac segue realizando reuniões mensais com objetivo de ampliar as discussões preventivas e de combate ao coronavírus, como também para adaptação das atividades previstas para 2021.