Entidades de todo país se solidarizam com vítimas das cheias no Acre

publicado: 19/03/2021 16h07, última modificação: 22/03/2021 09h35
Campanha Ifac Solidário vem mobilizando organizações que, com doações, buscam amenizar as dificuldades enfrentadas pelos acreanos
ifac_solidario_sena1.jpeg

Foto: Famílias aguardam para receber cestas básicas da campanha do Ifac

As dificuldades enfrentadas pela população no Acre nas últimas semanas vem mobilizando pessoas e entidades no Estado e em todo o país. Associações, institutos e entidades sindicais prestaram solidariedade enviando doações para os atingidos pelas enchentes, através da campanha empreendida por servidores do Instituto Federal do Acre, no Ifac Solidário.

A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) prestou solidariedade doando mais de 4.300 itens para as cestas básicas distribuídas às vítimas das cheias. Em iniciativa pessoal, os procuradores que compõem a Anafe, também contribuíram com a companha.

Dionne Felipe, diretora de Integração Social da Anafe parabenizou a comunidade escolar do Ifac pela iniciativa. “Nesse momento em que nossos irmãos acreanos sofrem com os estragos causamos pela chuva e outros males, a Anafe por meio da sua Diretoria manifesta sua solidariedade e, através do ‘Anafe Solidária’, busca com doação, minimizar os efeitos causados pela chuva e doenças. Parabenizamos o Ifac pela iniciativa e por se disponibilizar a coordenar a arrecadação.”

ifac_solidario_sena2.jpeg

Foto: Servidores do Ifac em Sena Madureira são voluntários na campanha

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica também realizou uma importante doação para a campanha Ifac Solidário. Através da Seção Rio Branco, o Sinasefe repassou 10 mil reais para ajudar as pessoas afetadas pelas cheias dos rios no Acre. Segundo o coordenador docente da seção Rio Branco do Sinasefe, João Cabral, o recurso foi doado para o núcleo da campanha no campus Sena Madureira.

“Desde o início da pandemia de Covid-19, o Sinasefe faz parte de uma campanha de solidariedade que visa atender às pessoas e comunidades afetadas pelo desemprego e pelas mazelas da crise causada pelo coronavírus. E quando o Acre instaurou a situação de calamidade pública pela dengue, Covid e pelas enchentes, nossa seção solicitou um auxílio ao Sindicato Nacional que nos foi passado em dezembro, quando conseguimos entregar 100 cestas básicas. Agora, com o agravamento da situação, pedimos um novo valor e nos foi repassado 10 mil reais. A partir disso, nos reunimos com os diretores dos campi do Ifac, quando ficou decidido que esse recurso seria passado integralmente para a campanha em Sena Madureira. Destacamos que esse tipo de ação também faz parte da atuação sindical, a defesa do trabalho e da vida, por isso nos colocamos à disposição para ajudar sempre que necessário”, garantiu o coordenador do Sinasefe Rio Branco.

ifac_solidario_sena3.jpeg

Foto: Representante do Sinasefe oficializa doações para a campanha em Sena Madureira

A campanha Ifac Solidário também recebeu apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com reforço do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext), além de doações individuais de servidores da Rede Federal.

O pró-reitor de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Brasília e representante do Fórum, Paulo Henrique Wanderley, afirmou que este era um momento de fortalecer os laços de amizade entre os institutos federais. “Todos nós estamos acompanhando essa situação de calamidade pública pela qual nossos irmãos do estado do Acre estão passando. É um momento de atenção e que nós precisamos ter os nossos laços de amizade mais fortes. Nesse sentido, o Pró-reitor de Extensão do Ifac, Fabio Storch, solicitou apoio ao Fórum de Pró-Reitores da Rede Federal para que a gente pudesse doar pelo menos uma cesta básica a fim diminuir um pouco a dor e sofrimento pela qual a população está passando. Foram mais de 30 pró-reitores que personalizaram essas doações e o Fórum fez uma doação de pouco mais de 2.200 reais para a campanha do Ifac. Estamos com vocês!”

A presidente Conif, Sônia Regina Fernandes, destacou a importância do alcance da Rede Federal com sua atuação nos municípios em todo o país.

“Um dos principais diferenciais da Rede Federal é o modo como ela se conecta com a população e os municípios onde estão inseridos os seus campi. O Ifac nos dá esse exemplo ao liderar uma ação de arrecadação de donativos para pessoas que tiveram de sair de suas casas devido às alagações e ao colapso nas unidades de saúde, derivadas do surto de Dengue e da pandemia do novo Coronavírus. Diante disso, a Rede não poderia ficar de braços cruzados. Independente da territorialidade de nossas instituições, um de nossos valores mais caros é a atuação em rede. Nesse ponto, vale frisar que uma rede também se faz com solidariedade e empatia. É uma situação complexa e a diretoria do Conif está atenta e se solidariza com todos os acreanos e acreanas”.

A campanha Ifac Solidário também recebeu doações dos movimentos: Advogados Públicos do Brasil em Solidariedade e Ágape Todos Somos Hum.

Embora os rios no Acre venham apresentando vazante, o nível das águas ainda é alto, assim como o volume de chuvas na região. Diante disso, a campanha Ifac Solidário continua durante todo o mês de março visando atender a população atingida pelas enchentes.

Saiba mais:
Campanha Ifac Solidário continuará durante todo o mês de março