Campus Rio Branco

Ifac arrecada doações no Projeto SOS Crianças no Acre

publicado: 03/03/2021 16h39, última modificação: 03/03/2021 16h47
Objetivo é minimizar o sofrimento das crianças e proporcionar um pouco de alegria e acolhimento às famílias vítimas das alagações
projeto_sos_criancas_foto.jpeg

Foto: Jardy Lopes

Com o objetivo de atender as crianças e bebês de famílias vítimas das enchentes no estado, o Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Rio Branco está realizando o projeto SOS Crianças no Acre. A iniciativa busca arrecadar leite em pó ou UHT (caixinha), fraldas descartáveis, roupas e brinquedos para doar para as famílias que tiveram suas casas alagadas com a cheia dos rios.

Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Yara Rodrigues, a ideia é minimizar o sofrimento dessas crianças e proporcionar um pouco de alegria e acolhimento às famílias.

Muitas famílias, que já encontravam dificuldades resultantes da pandemia, agora enfrentam também a dor de terem perdido seus bens, de estarem fora de suas casas e passando por diversas privações”, comentou.

Neste contexto, o projeto do Ifac quer chamar a atenção para a vulnerabilidade das crianças e bebês das famílias acolhidas. “Essas crianças estão tomadas pelo medo, desconfiança, tristeza, angústia, incertezas e acabam muitas vezes, encontrando dificuldade de expressar o que sentem e sofrendo um importante impacto emocional”, afirmou a professora Yara.

projeto_sos_criancas.jpeg

Em Rio Branco, milhares de pessoas foram atingidas direta e indiretamente pelas águas do Rio Acre. A maioria das famílias teve de sair de suas casas e se abrigar em casas de parentes e amigos. Cerca de 79 famílias foram para abrigos ativos da prefeitura, como o Parque de Exposições Wildy Viana.

Como ajudar?

Qualquer pessoa pode ajudar no projeto SOS Crianças no Acre com a doação de leite em pó ou UHT (caixinha), fraldas descartáveis, roupas e brinquedos. Para doar algum desses itens, basta entrar em contato com a coordenadora do projeto, Yara Rodrigues pelo telefone 68 98411-0399.

As doações também podem ser feitas com transferência bancária para a compra dos itens.

Dados bancários para doações:
Yara Riqueti Rodrigues - Projeto SOS Crianças no Acre
Banco do Brasil - Ag 1873-2 - C/C 27566-2
PIX 010.326.111-70

Solidariedade e cidadania

A equipe do projeto SOS Crianças no Acre tem participação de servidores e alunos do Ifac nos cursos de Licenciatura em Matemática e Processos Escolares.

Segundo a coordenadora, o projeto possibilitará aos estudantes, e demais participantes envolvidos, desenvolver a solidariedade, considerada um princípio fundamental para atingir a formação de cidadãos plenos, objetivo este proposto na Constituição Federal de 1988 e presente nos objetivos de formação, na visão e na missão do Ifac.