Assistência Estudantil

Ifac concederá auxílio aos alunos atingidos pelas alagações

publicado: 02/03/2021 19h25, última modificação: 02/03/2021 19h25
Ação coordenada pela Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil deve atender 330 discentes
assistencia_estudantil.jpg

Na segunda quinzena de fevereiro, com as fortes chuvas do inverno amazônico, rios em dez municípios do Acre apresentaram cheias. Milhares de pessoas tiveram suas casas alagadas, inclusive muitos alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac) ficaram desabrigados. Para apoiar os estudantes e suas famílias, o Ifac publicou uma portaria autorizando a concessão de auxílio emergencial para esses alunos.

A Portaria Normativa Ifac nº 01, de 23 de fevereiro de 2021 estabelece orientações sobre o atendimento aos estudantes do Ifac atingidos pelas enchentes dos mananciais e autoriza a concessão de auxílio financeiro em parcela única de R$ 400. A ação é parte da política de Assistência Estudantil, aprovada pelo Conselho Superior do Ifac na Resolução nº 35 de 21 de junho de 2018 e visa assegurar mecanismos de permanência e êxito aos estudantes.

A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil trabalha com os núcleos dos campi que já identificaram e vem acompanhando todos os alunos que foram afetados pelas enchentes. De acordo com o diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes, o Ifac tem orçamento para custear 330 auxílios que devem ser repassados aos estudantes em março, após a liberação do recurso.

O diretor ainda esclareceu que para a concessão do auxílio emergencial no caso das enchentes, a resolução que dispõe sobre a Política Estudantil do Ifac não prevê a publicação de edital, por isso os alunos serão assistidos com base nos relatórios de acompanhamento dos núcleos de Assistência ao Estudante dos campi.