Notícias

Notícias

Ifac é destaque em publicação internacional por obra em Tarauacá

publicado: 30/03/2021 13h41, última modificação: 31/03/2021 14h09
Projeto elaborado pela empresa contratada AP Arquitetos foi premiado recebendo reconhecimento da ONU
obra_tk.png

Imagem: Obra em andamento do refeitório do campus Tarauacá / Marrocos Sanchos

O Instituto Federal do Acre (Ifac) teve duas de suas obras recebendo destaque em publicações de alcance internacional, neste início de 2021. O projeto do refeitório do campus Tarauacá, cuja obra está em andamento, foi selecionado para compor o Guia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para Agenda 2030 que reúne 51 projetos brasileiros que estão de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Já o projeto da reforma da biblioteca do campus Rio Branco foi destaque no site “Archi-Voice”, que faz publicações de obras e projetos de arquitetura de todo o mundo. Ambos os projetos de arquitetura foram elaborados pela empresa AP Arquitetos, contratada pelo Ifac.

Conforme descrito pela AP Arquitetos, na elaboração do projeto do refeitório do Ifac em Tarauacá levou-se em consideração fatores como o clima quente da região, a luz do sol e a paisagem natural do campus que se encontra na zona rural. Nesse sentido, o refeitório foi dividido em duas partes: de um lado fica o salão todo em vidro proporcionando uma bela vista para a cidade e do outro lado, a cozinha e câmara fria que serão fechadas e climatizadas.

Uma das soluções para amenizar o calor ambiente no salão será a posição de cada espaço do prédio em relação à incidência do sol. Isso porque a cozinha foi estrategicamente posicionada no lado do terreno onde bate mais sol, dessa forma, o espaço serve como uma barreira para proteger o salão do calor.

 refeitorio_tarauaca2.jpeg

Imagem: Obra do refeitório do campus Tarauacá / Marrocos Sanchos

Outra solução apresentada para deixar o ambiente mais ventilado foi fazer o prédio do refeitório ficar a 1,8 metro acima do solo. Segundo o arquiteto responsável, André Prevedello, ao levantar o refeitório, além de valorizar a vista para o entorno do campus, o piso suspenso oferece uma maior ventilação ao ambiente, dispensando a instalação de ar condicionado no salão.

"A opção por levantar o refeitório se deu por dois motivos: primeiro para valorizar a vista para a cidade com um salão todo de vidro; em segundo lugar, nos baseamos nas construções ribeirinhas locais, de palafita, que além de serem elevadas para proteger contra as alagações também oferecem uma ventilação no piso, refrescando o ambiente. A parte da cozinha vai ser climatizada, já no salão precisaria de mais ventilação, assim conseguimos proporcionar isso de uma forma natural, não havendo necessidade de instalar ar condicionado", explicou.

Sustentabilidade

Um dos principais geradores de resíduos no mundo é a construção civil e, nessa atividade, o que mais gera restos na construção tradicional é a parte de estrutura e paredes. De acordo com o arquiteto, a obra do refeitório do campus Tarauacá foi considerada sustentável em virtude de ter gerado 70% menos resíduos do que uma construção tradicional, sendo que o único resíduo gerado na obra foi na vedação das paredes no bloco de cozinha.

Clique aqui para conferir o Guia IAB para Agenda 2030

Conforme o profissional explicou, “na construção do refeitório, trabalhamos com uma estrutura metálica com vigas prontas que vieram da própria região e fizemos cerca de 60% da parte do salão com vidro. Esses dois aspectos, além de terem agilizado a obra, fizeram com que a quantidade de resíduos fosse reduzida em 70%. Este também foi um dos motivos que fez com que o projeto fosse selecionado para compor o Guia do IAB para Agenda 2030.”

 refeitorio_tarauaca3.jpeg refeitorio_tarauaca4.jpeg

Imagem: Interior do refeitório do campus Tarauacá / Marrocos Sanchos

O Guia do IAB para Agenda 2030 é uma publicação do Instituto de Arquitetos do Brasil que reúne projetos brasileiros de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU. Por atender a estes requisitos, o projeto arquitetônico do refeitório do Ifac foi um dos que tiveram este reconhecimento sendo escolhido entre quase 100 inscritos.

“É um prêmio importante, pois selecionou projetos com preocupação de sustentabilidade, projetos menos agressivos ao meio ambiente, com soluções de arquitetura que diminuam o uso de energia elétrica”, comentou a administradora da AP Arquitetos, Tais Mendes. “Não foi uma simples publicação, foi um prêmio, tem uma visibilidade muito bacana para o Ifac no sentido de ser uma divulgação a nível internacional, proporcionada pela arquitetura”, concluiu.

Biblioteca mais moderna

O projeto de reforma da biblioteca do Ifac no campus Rio Branco também recebeu destaque em uma matéria do site “Archi-Voice”, de março deste ano. Segundo a AP Arquitetos, na elaboração deste projeto também foram considerados aspectos como o clima local e incidência do sol, além do fato de que não haveria possibilidade de modificar a estrutura do prédio. A reforma da biblioteca foi inaugurada em junho de 2018, com capacidade para até 20 mil livros.

 biblioteca_riobranco1.jpg

Imagem: Acervo da biblioteca do campus Rio Branco/ Dscom/Ifac

“Levamos em conta o fato de que no Acre o clima tem muito sol, que os espaços esquentam muito. Como não podíamos mexer na estrutura do edifício, tentamos trabalhar de uma forma inversa da biblioteca tradicional, que em geral coloca o acervo no perímetro do edifício, deixando as pessoas no centro, mais isoladas do ambiente exterior. No entanto, esse é um pensamento ultrapassado”, argumentou o arquiteto André Prevedello.

A partir disso, a proposta para a biblioteca foi de colocar as pessoas mais próximas das janelas, onde tem mais iluminação natural do sol durante o dia. A solução também buscou proporcionar uma redução no gasto com energia elétrica. Com isso, o acervo foi disposto no centro do edifício, ficando protegido da luz natural.

Confira a matéria no site Archivoice

Além disso, o acervo no meio da biblioteca está distribuído em uma estante “viva”, na cor vermelha e onde as pessoas podem entrar no meio dela. Tem bancos para os usuários se sentarem sendo também uma forma de agregar as pessoas. A recepção centralizada tem uma localização estratégica para melhor controle da entrada e dos acessos.

Trabalho em equipe

A AP Arquitetos elogiou a equipe da Diretoria de Obras e Infraestrutura do Ifac (Diroi), já que a sintonia entre elas ajudou no sucesso ao longo do processo.

A diretora de Obras e Infraestrutura do Ifac, Janara Vasconcelos, explicou sobre o trabalho da empresa na elaboração de três projetos de obras do Ifac.

“A AP Arquitetos fez três projetos para o Ifac: o refeitório do campus Tarauacá, a reforma da Biblioteca do campus Rio Branco e o bloco de laboratórios do campus Cruzeiro do Sul. Destes projetos, já foram executadas a reforma da biblioteca e a obra do refeitório. A arquiteta Yanne Emelyn Klein ainda estava conosco no Ifac e ajudou nas informações para elaboração e revisão dos projetos junto a empresa”, comentou a diretora que acrescentou que a primeira fase do bloco de laboratório com duas salas multidisciplinares já foi construída e que a segunda fase aguarda a liberação do orçamento para iniciar.

 laboratorios_cruzeiro_projeto.jpeg

Imagem: Projeto do bloco de laboratórios de Cruzeiro do Sul / AP Arquitetos