Congresso de Ciência e Tecnologia

Agronegócio e nanobiotecnologia são temas de palestras do VI Conc&t

publicado: 26/11/2021 14h10, última modificação: 26/11/2021 14h10
O Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac encerra na tarde desta sexta-feira (26.11), com transmissão ao vivo pelo YouTube
imagens_novo_portal.png

O último dia do VI Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre (VI Conc&t) teve início com atividades que abordaram temáticas envolvendo as áreas do agronegócio, nanobiotecnologia, internacionalização e pós-graduação. O evento, que está sendo transmitido ao vivo, pelo canal do Ifac no YouTube, se encerra na tarde desta sexta-feira (26.11).

Para receber os congressistas foi realizado o Palco Cultural, com apresentações musicais e de poesia, dos servidores Deimisson Silva, Cecília Ugalde e Nelson Santos. Os vídeos foram transmitidos pelo Google Meet.

Clique aqui e assista à transmissão do VI Conc&t da manhã de 26 de novembro

imagens_novo_portal (2).png   imagens_novo_portal (1).png

A primeira atividade da última manhã do VI Conc&t teve início com a palestra “Agronegócio no Acre: políticas públicas, avanços produtivos e meio ambiente”, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Acre, Judson Valentim. Durante sua exposição, ele destacou informações sobre a pecuária na região acreana, passando pelos anos de 1988 a 2021. Também ressaltou dados sobre os desafios da agropecuária e exportação.

Na sequência, o docente do campus Sena Madureira, Marcelo Ramon da Silva Nunes, ministrou a palestra “Nanobiotecnologia na Amazônia”, em que apresentou dados sobre a temática e sua importância para a ciência e demais áreas do cotidiano. Atualmente, o professor utiliza a nanobiotecnologia para desenvolver sua pesquisa no curso de doutorado, junto à Universidade Federal do Acre (Ufac).

imagens_novo_portal (3).png

Sobre internacionalização, intercâmbio e possibilidade de financiamentos para parcerias com instituições dos Estados Unidos, os congressistas assistiram à palestra "EducationUSA: Oportunidade de estudos nos Estados Unidos", ministrada pela representante da EducationUSA, Rita Moriconi. Durante sua apresentação, foi anunciado que em 2022 o Instituto Federal do Acre será, oficialmente, um escritório de informações das universidades americanas, por meio da EducationUSA. A parceria irá proporcionar novas oportunidades de estudos e pesquisas nos Estados Unidos.

Ampliando as discussões sobre pós-graduação, a última atividade da manhã desta sexta-feira, no VI Conc&t, recebeu três egressos do curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Ifac (ProfEPT). Na oportunidade, foram apresentados os resultados de suas pesquisas e seus produtos educacionais elaborados ao longo do curso.

A mestra Josiane Cestaro, que foi orientada pelos docentes Pedro Plese e Cleilton Sampaio, falou sobre a pesquisa “Aprendizagem baseada em problemas: contribuições de um estudo de caso sobre arte moderna para a formação integral dos estudantes do 2º ano do curso técnico de nível médio integrado em redes de computadores do Instituto Federal do Acre”.

Já Maria Lionilde Araújo da Silva, que foi orientada pelos docentes Josina Ribeiro e Ricardo Pereira, abordou discussões apresentados em seu projeto “Que a política esteja com você: o ensino de filosofia a partir da saga Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre”.

Por fim, Richarles de Araújo Sousa falou sobre o trabalho realizado durante o mestrado e que teve como temática: “Educação financeira no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre: uma proposta de ensino transversal com base na abordagem temática freiriana”. A pesquisa contou com orientação dos professor Mário Sérgio Lobão e Renata Freire.

Para conhecer as pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos pelos egressos e egressas do ProfEPT/Ifac, basta acessar: https://web.ifac.edu.br/profept/dissertacoes-produtos/.

As atividades do VI Conc&t encerram nesta sexta-feira. Para conferir a programação, basta acessar https://web.ifac.edu.br/conct/programacao/. A transmissão final do evento será realizada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=EVFcOe4Q0dY, a partir das 13h45.