Notícias

CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Encerramento do VI Conc&t tem lançamento dos anais e edição da revista Conexão na Amazônia

publicado: 26/11/2021 21h50, última modificação: 26/11/2021 21h54
Evento teve transmissão pelo YouTube e Google Meet e contou com uma média de 255 participantes por dia e 881 inscritos no total
noticia_ifac.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) encerrou as atividades do VI Congresso de Ciência e Tecnologia, nesta sexta-feira, 26, com palestras, além de apresentações orais e oficinas durante a tarde. O evento, que faz parte do calendário acadêmico e científico da instituição, contou com uma média de 255 participantes por dia e 881 inscritos no total.

Clique aqui para assistir a parte 1 das atividades da tarde

Clique aqui para assistir a parte 2 das atividades da tarde

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para a Amazônia”, o Conc&t é realizado, pelo segundo ano consecutivo, em formato digital. A realização do evento nestes moldes se deve a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). O evento conta com tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

As atividades da tarde tiveram início com o Palco Cultural, transmitido pelo Google Meet, que recebeu a apresentação do servidor do Ifac, Nelson Santos, e de Lilian Cristian, servidora da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco.

WhatsApp Image 2021-11-26 at 19.53.03.jpegNa sequência, ocorreu a palestra com o tema "Formação de professores: qual o caminho?", ministrada pela professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Clarice Monteiro Escott. A palestrante apresentou uma análise das políticas de formação de professores no Brasil com um breve histórico e uma análise do cenário transnacional que inspira a BNC – formação. Ela falou dos possíveis impactos da BNC-formação nos currículos dos cursos de licenciatura da Rede Federal e apresentou possibilidades para a consolidação dos cursos de formação de professores para a educação básica na Rede Federal com vistas ao fortalecimento da proposta de formação humana integral que orienta a Educação Profissional e Tecnológica.

Em seguida, foi realizada a mesa redonda sobre Jogos Eletrônicos da Rede Federal com participação do coordenador do eJIF Games, Cristiano Schebeleski Soares e da coordenadora do curso técnico de Programação de Jogos Digitais no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Suelyn Fernanda da Silva. Também participaram da mesa o coordenador de Esporte e Lazer no Ifac, Schumacher Andrade, o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch e a diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade, Luana Melo.

conct_dia26 (2).jpeg conct_dia26 (3).jpeg

conct_dia26 (4).jpeg conct_dia26 (5).jpeg

O professor Crisitano falou sobre como foi a criação dos eJIF Games ao longo de 2020. A professora Suelyn falou sobre o curso de Programação de Jogos Digitais e sua participação na comissão organizadora do 1º eJIF. Logo após, o servidor Schumacher Andrade fez um relato sobre os desafios da realização dos eJIF no Acre. Finalizando a mesa redonda, o pró-reitor Fábio Storch destacou em sua fala a realização dos Jogos Escolares do Instituto Federal do Acre (Jifac), desde 2010, o incentivo ao esporte no Instituto e a realização do eJIF no Acre.

A programação de palestras do último dia de VI Conc&t foi encerrada com o painel sobre "A importância do conhecimento científico em tempos atuais e o Papel da SBPC no Brasil", com participação da secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Francilene Garcia e mediação da secretária da SBPC Acre, Tatiane Loureiro.

A secretária da SBPC, Francilene Garcia abordou a importância do investimento em ciência e inovação para a movimentação da economia e um desenvolvimento socialmente justo. Ela também destacou o papel do Estado na criação de políticas públicas de incentivo à ciência e à inovação.

conct_dia26 (7).jpeg conct_dia26 (6).jpeg

Paralelamente, por videoconferência no Google Meet foram realizadas apresentações orais de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, além da oficina de Xadrez para iniciantes, ministrada pelo professor Ronaldo Barros.

Encerramento

A cerimônia de encerramento do VI Conc&t foi realizada às 18h e contou com o lançamento do Caderno de Ciência e Tecnologia e de uma edição especial da revista Conexões na Amazônia.

Acesse os anais do congresso no Caderno de Ciência e Tecnologia

Acesse as edições da Revista Conexão na Amazônia

conct_dia26 (8).jpegEm seu discurso, o pró-reitor de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do Ifac, Jefferson Diniz, anunciou a novidade deste congresso que foi a publicação dos anais do evento durante o encerramento. “Pela primeira vez estamos publicando esse material durante o encerramento. E ainda hoje será publicada uma edição especial da revista Conexão da Amazônia onde teremos 13 artigos publicados.”

O pró-reitor ainda agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e aos congressistas, especialmente os autores e coautores de artigos. Ele citou os professores e pesquisadores que mesmo, em meio à pandemia, conseguiram envolver os alunos e executar inúmeros projetos.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos iniciou seu pronunciamento agradecendo a todos os alunos e servidores do Ifac que produziram projetos durante a pandemia. “Tenho estado em todos os nossos campi. Comecei por Xapuri e lá vi tudo o que foi produzido durante a pandemia. Entregamos certificados de menção elogiosa para todos os servidores que participaram de projetos nesse período e muitos desses projetos vimos sendo apresentados neste congresso através de trabalhos científicos de altíssima relevância para a nossa instituição.” Ela também agradeceu a todos que participaram do VI Conc&t, ao envolvimento de todos os campi, alunos e servidores e todos os participantes externos e palestrantes.

conct_dia26 (9).jpegA reitora falou sobre o lançamento do Caderno de Ciência e Tecnologia fazendo um resgate histórico das edições anteriores do Conc&t e salientando o crescimento do evento nos últimos anos. “A partir de 2017 passamos a ter o Caderno de Ciência e Tecnologia, onde publicamos os resumos dos trabalhos apresentados. Em 2020, lançamos a revista Conexão na Amazônia onde publicamos os artigos completos. Neste ano, conseguimos lançar o Caderno dentro do congresso. Além disso, todos os eventos científicos que ocorreram localmente nos campi terão os trabalhos publicados no caderno.”

Anunciando o lançamento da edição especial da revista Conexão na Amazônia, a reitora também destacou o aumento no número de artigos publicados no âmbito do Ifac. “Sempre soubemos do potencial de artigos que íamos receber para a revista, mas não imaginávamos que seriam tantos. Na primeira edição, lançada em setembro de 2020 tivemos 10 artigos. Esse ano tivemos uma demanda grande, o que fez com que lançássemos mais volumes da revista, além desta edição especial que traz 13 artigos apresentados no Conc&t”, comemorou. Ela encerrou seu discurso afirmando que o congresso tem demonstrado, através de números, o quanto o Ifac tem crescido e “o quanto temos produzido de material científico.”

Finalizando a noite, o diretor de Pesquisa na Proinp, Marlo Araújo, apresentou os trabalhos que receberam as maiores notas dos avaliadores.

Conc&t em Números

Tempos de evento: 24 horas de atividades (24; 25 e 26.11.2021)

Ambientes do Congresso: até 04 salas de evento de forma concomitante

Inscritos: 881 congressistas

Quant. Atividade: 35

Quant. Palestra: 10

Mesa Redonda: 4

Oficinas: 5

Mediadores de atividades: 36

Palestrante Envolvidos: 28

Apresentação Cultural: 6

Artigos submetidos: 20

Artigos aceito: 13

Resumo submetidos: 249

Resumos Aceitos: 186

Parecerista (resumos e artigos): 108 pesquisadores

Média de participante por dia: 255 congressistas