Ifac adquire plataforma de biblioteca virtual

publicado: 17/11/2021 16h03, última modificação: 17/11/2021 16h46
Ferramenta permite o acesso remoto ao acervo bibliográfico, disponível 24 horas por dia, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet
biblioteca_virtual1.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) adquiriu a plataforma de biblioteca virtual da Pearson Higher Education, uma nova ferramenta disponibilizada a toda a comunidade acadêmica que permite o acesso remoto utilizando qualquer dispositivo conectado à internet, disponível 24 horas por dia, sete dias da semana. A aquisição visa atender aos 5.500 alunos de toda a rede do Ifac.

De acordo com a coordenadora geral de Bibliotecas do Ifac (Cogeb), Vivianny Lima, a biblioteca virtual permite que toda a comunidade acadêmica tenha acesso aos conteúdos importantes e inovadores de forma rápida e fácil, proporcionando melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem. Com essa plataforma, o usuário tem acesso ilimitado ao conteúdo disponível de forma remota a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Entre os benefícios para os estudantes, servidores e TAEs, a plataforma virtual possui ferramentas de apoio ao estudo e de acessibilidade; Utilização simultânea do documento por duas ou mais pessoas; Utilização de diversos suportes de registro da informação; Além de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, leitores com restrições visuais e integração com softwares de acessibilidade.

biblioteca_virtual2.jpgNa atual conjuntura, o acesso ao acervo bibliográfico de modo virtual garante a diminuição da possibilidade de evasão dos discentes por dificuldades ao acesso às fontes bibliográficas, além de reduzir a exposição dos servidores e usuários ao risco de contaminação pelo vírus”, afirmou a coordenadora.

Vivianny ainda explicou que outra vantagem da biblioteca virtual para o Ifac, é que seu acervo possui livros científicos, técnicos e profissionais exclusivos de importantes editoras acadêmicas. “Em razão disto é importante que o Ifac esteja amparado tecnologicamente com os recursos oferecidos por uma plataforma digital de livros que possibilite acesso a um diversificado acervo virtual de obras científicas, técnicas e profissionais.”

Dentre as editoras que fazem parte da coleção do acervo digital da BV estão: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley, Manole, Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Ática, Scipione, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão e EdiPucRs, Artmed, Bookman, Artes Médicas, McGrawHill, Penso e Tekne, Atlas, Manole, Saraiva, Artmed, Artes médicas, Bookman, Penso, Mc Graw Hill, Série tekne, Forense , Guanabara Koogan, LTC, Método, Roca, Santos e Érica e Elsevier.

Como acessar a plataforma de biblioteca virtual

O acesso à plataforma é realizado através do link https://plataforma.bvirtual.com.br/Account/Login que estará disponível na plataforma do aluno no SIGAA. A plataforma disponibiliza manuais treinamentos para os usuários.

Segundo a coordenadora geral de Bibliotecas, já foi realizado o cadastro de 4887 alunos da rede Ifac.

Biblioteca Virtual - Manual de Uso Aplicativo
Biblioteca Virtual - Manual de Uso Plataforma do Aluno
Biblioteca Virtual - Vídeos tutoriais e treinamento

A Cogeb informa que, devido ao erro de dados de alguns alunos, os mesmos não conseguirão acessar à plataforma, portanto, eles deverão comparecer à biblioteca e solicitar ao bibliotecário do campus para que o mesmo realize o cadastro manualmente. Estes mesmos procedimentos deverão ser tomados pelos docentes e técnicos administrativos do Ifac.

Servidores da Reitoria e Anexo que desejam obter acesso à plataforma, deverão entrar em contato com a Coordenação Geral de Biblioteca na reitoria pessoalmente ou pelo e-mail proen.cogeb@ifac.edu.br

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents