Ifac e Governo do Estado realizam agenda para novas parcerias

publicado: 26/11/2021 15h00, última modificação: 22/11/2022 12h29
Reunião teve como pautas as demandas dos campi do Instituto Federal do Acre que atendem as regionais administrativas do Estado
Reunião governador5.jpeg

Fotos: Marcos Vicentti/Secom

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, esteve reunida na tarde desta quinta-feira (25/11), com o governador Gladson Cameli, em agenda para discutir novas parcerias com o Estado, especificamente para o atendimento de demandas dos campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá e Baixada do Sol, da Transacreana.

A reunião aconteceu no gabinete institucional do Ifac, com a participação do secretário de Estado da Justiça e Segurança, Paulo Cézar dos Santos e do comandante-geral da Polícia Militar, Paulo César Gomes. Acompanharam a reitora na agenda, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, o procurador Federal Junto ao Ifac, Breno Fonseca, e o assessor Especial da Reitoria, Jefferson Amim.

Reunião governador.jpeg

Dentre as demandas apresentadas pelo Ifac ao governador estão relacionadas ao reforço do policiamento na região da Transacreana, proximidades do local onde funciona o campus Baixada do Sol; as cessões de espaços para a construção de uma unidade experimental no município de Xapuri, e para implantar o polo de referência, também do campus Xapuri, atendendo as comunidades da região do Alto Acre; terraplanagem e asfaltamento do acesso a unidade experimental e a possibilidade da doação de uma máquina pesada para uso das atividades agrícolas do campus de Cruzeiro do Sul.

Com relação à segurança na área da Transacreana, o secretário de Segurança Paulo César irá acompanhar e atender a demanda. A reitora Rosana Cavalcante informou ao governador Gladson Cameli que o Ifac já possui um plano de segurança elaborado em parceria com a Polícia Federal, e que poderá ser implantado com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, para a instalação dos equipamentos eletrônicos junto ao Ciosp.

Reunião governador4.jpeg

O governador Gladson Cameli se comprometeu em ceder o espaço de uma escola em Epitaciolândia, para que o polo de referência do campus Xapuri seja instalado na região do Alto Acre, além de uma área no município de Xapuri, para a instalação da área experimental do campus. Quanto às demandas para o campus Cruzeiro do Sul, o governador disse que haverá a solicitação ao Deracre para que providencia a abertura do acesso à unidade experimental.

Ao final da reunião, a reitora Rosana Cavalcante agradeceu o apoio do governador Gladson Cameli e disse que o atendimento das demandas apresentadas tanto dos campi Baixada do Sol, Xapuri e Cruzeiro do Sul, quanto das demais unidades da instituição, fortalece a parceria existente entre o Governo do Estado e o Instituto Federal do Acre, além de ampliar a oferta de Educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva nos municípios onde os campi do Ifac estão instalados. Já o governador destacou que tem a consciência de que se não houver ajuda e parceria entre as instituições, não há avanço na Educação.

Reunião governador3.jpeg