Proex

Proex divulga novas edições do Boletim Esportivo

publicado: 03/11/2021 11h30, última modificação: 03/11/2021 11h34
A ação é desenvolvida pela Diretoria de Extensão e Articulação com a Sociedade e Coordenação de Esporte e Lazer
imagens_novo_portal (20).png

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Extensão e Articulação (Dieas) com a Sociedade e a Coordenação de Esporte e Lazer, disponibilizou para a comunidade acadêmica as edições do Boletim Esportivo, dos meses de agosto e setembro.

Os documentos, que estão disponíveis aqui e aqui, contam com informações relacionadas à área esportiva, trazendo notícias, curiosidades, como também dando destaque às ações de extensão esportivas do Ifac.

Nas edições de agosto e setembro, o Boletim Esportivo abordou a cobertura dos Jogos Eletrônicos do Instituto Federal do Acre (e-Jifac) e a participação dos estudantes da instituição no e-JIF Games (e-Sports) da Rede Federal.

Acesse aqui a edição de agosto do Boletim Eletrônico

Conforme explica a diretora da Dieas, Luana Oliveira de Melo, trazer as informações sobre os Jogos Eletrônicos, para as edições do Boletim Esportivo, foi essencial para marcar os primeiros eventos do Ifac na área.

“Estou muito feliz com as ações esportivas desenvolvidas no Ifac. Em julho tivemos a etapa estadual dos Jogos Eletrônicos (e-Jifac), que foi uma ação desafiadora. Porém, conseguimos realizar uma competição esportiva no formato on-line e tive o prazer de fazer a apresentação da live de abertura do nosso evento. Em setembro, tive a honra de representar o Ifac na abertura da etapa nacional do e-Sports da Rede Federal. Nossa delegação foi composta por chefe de delegação, três técnicos de modalidades e 17 estudantes-atletas, que tiveram uma brilhante participação”, ressaltou Luana Melo.

Acesse aqui a edição de setembro do Boletim Eletrônico

Coordenador de Esporte e Lazer, Schumacher Andrade Bezerra, destacou a importância do Boletim Esportivo para a comunidade acadêmica. “É uma ação que tem o objetivo de levar mesmo de forma remota, informação e entretenimento para os servidores, alunos, egressos e comunidade externa. Decidimos trazer as informações sobre as duas etapas dos Jogos Eletrônicos, pois são e foram eventos importantes para a nossa instituição e nossos estudantes. Apor isso, a Proex dedicou as edições do Boletim Esportivo, de agosto e setembro, para a cobertura das competições”.

Jogos Eletrônicos

Rafaela da Silva de Lima, que foi chefe de delegação do Ifac, durante o e-JIF Games (e-Sports) reformou a importância da experiência, como também a troca de saber com outras instituições e servidores que integraram a competição nacional. “Os Jogos Eletrônicos foram uma oportunidade de perceber como novas modalidades esportivas estão fazendo parte das políticas de incentivo ao esporte nos IF’s. Enquanto chefe de delegação tive a oportunidade de aprender um pouco sobre jogos virtuais e perceber como esses jogos estão, diariamente, sendo praticados por nossos alunos de forma muito intensa. O evento possibilitou ainda uma conexão com representantes de outros IF’s e a troca de experiência muito enriquecedora. Agora, esperamos que os jogos eletrônicos possam ser mais uma política a ser inserida periodicamente no calendário do Ifac, assim como o Jifac e outros eventos”.

Paulo Roberto de Souza, que é diretor geral do campus Rio Branco, destacou a importância dos Jogos Eletrônicos para a instituição e cotidiano dos alunos. “Desde o anúncio da realização dos Jogos Eletrônicos fiquei muito empolgado com a ideia. Os alunos do campus Rio Branco sempre gostaram de participar do Jifac, porém desde 2019 não tinham possibilidade. A proposta dos jogos virtuais casou muito bem com esse momento que estamos vivendo, além de ser uma modalidade que movimenta muito os jovens atualmente e já era de interesse de muitos deles. Nosso campus foi o que teve mais alunos participando e eles ficaram muito felizes em ter essa oportunidade, competindo em modalidades que antes não eram possíveis e isso é muito bom. Esse modelo de jogos foi muito importante para que pudéssemos movimentar nossos alunos, tirar eles da rotina cansativa das aulas remotas, atividades intensas de ensino desenvolvidas em casa e proporcionar uma pouco mais de lazer, mostrando que as atividades remotas podem ser muito divertidas”.

Geverson Menezes Muniz Mesquita, estudante-atleta e capitão da equipe de League of Legends, agradeceu a oportunidade de representar a instituição no evento nacional. “Em nome de toda a equipe, quero agradecer a oportunidade de representar o Ifac na etapa nacional dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal, fazendo parte desse momento especial. Foi uma experiência incrível conhecer pessoas novas e de outras escolas federais, dialogando e competindo. Ressalto que foi ótimo vencer a etapa estadual (e-Jifac) e termos apresentado um bom desempenho na etapa nacional. Deixo nossos agradecimentos a todos os envolvidos, tanto para gestão do evento e seus colaboradores, quanto aos alunos participantes”.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents