REITORIA

Reitor do Instituto Federal Pará (IFPA) será o próximo presidente do Conif

publicado: 30/11/2021 15h04, última modificação: 30/11/2021 15h07
Diretoria Executiva será histórica por ter, pela primeira vez, desde a criação do Conselho, em 2008, um presidente representando a Região Norte e todas as vice-presidências compostas por reitoras
Eleição_Conif.png

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) escolheu Claudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), como o próximo presidente da entidade. A eleição ocorreu nesta terça-feira (30/11), durante a 106ª Reunião Ordinária do Conif, realizada em Brasília.

A nova Diretoria Executiva do Conselho assumirá partir de fevereiro de 2022 e será histórica. Pela primeira vez desde a criação do Conselho, em 2008, ele será presidido por um representante da Região Norte. Além disso, todas as vice-presidências serão compostas por reitoras. “O Conif tem demonstrado preocupação com representatividade. Cada região do país tem suas particularidades e desafios e é importante estarmos atentos a isso, assim como à equidade de gênero”, destaca o presidente eleito.

A retomada das atividades presencias deve ser uma das principais pautas da nova diretoria. Claudio Alex destaca que o assunto põe luz a questões como o orçamento para a Rede Federal e o debate político em um ano eleitoral. “Temos que assumir um protagonismo na Educação, sobretudo no que tange à Educação Profissional, Científica e Tecnológica. É um debate mais propositivo e sem viés ideológico”, completa.

Conif.nova.jpg

Farão parte da nova diretoria, as reitoras: Maria Leopoldina Veras Camelo, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que assume como vice-presidente Assuntos Acadêmicos; Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que foi eleita como vice-presidente de Relações Parlamentares; Deborah Santesso Bonnas, reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que será o vice-presidente de Relações Institucionais; e Luciana Miyoko Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), e que assume a vice-presidência de Assuntos Administrativos.

A eleição teve chapa única e contabilizou 36 votos a favor e 5 ausências. A votação ocorreu por meio do Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar.

Eleição 2021 A comissão eleitoral foi presidida pelo reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Uberlando Leite, e teve como membros o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, a reitora do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ruth Sales, o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia, e o secretário administrativo do Conif, James Dantas.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif)

Foto: Gildo Júnior/IFRR