Planejamento Estratégico

Servidores participam de curso sobre gestão de processos

publicado: 05/11/2021 16h38, última modificação: 05/11/2021 16h38
Ação integra um dos objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico da instituição
imagens_novo_portal_.png

Servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) estão participando de curso sobre gestão de processos, denominado “Gestão Por Processos”. A ação faz parte de um dos objetivos do Planejamento Estratégico do Ifac, que prevê a “padronização e sistematização de processos de trabalhos dentro da instituição”.

Na última quarta-feira (03.11), a primeira turma de docentes e técnicos administrativos iniciou a capacitação. A expectativa é de que outras duas novas turmas realizem o curso, que está sendo ofertado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) e conta com carga horária de 90 horas.

A capacitação dos servidores tem o objetivo de auxiliar no processo de elaboração de mapeamento de processos de trabalhos definido pelo Plano Estratégico Institucional, assim como também viabilizar a consolidação do projeto estratégico “Padroniza Ifac”.

Conforme explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy da Silva Dantas, para que o curso pudesse ser ofertado aos servidores do Ifac foi realizada consulta junto à Rede Federal. A ideia, segundo ele, foi buscar órgãos com expertise necessária e com características semelhantes às do Instituto Federal do Acre.

“Foi nesse movimento que chegamos a um projeto semelhante ao de nossa instituição e que já tinha sido desenvolvido no Instituto Federal de Roraima (IFRR). Assim, no verdadeiro sentido da Rede Federal, o curso está sendo ofertado pela equipe do IFRR a um custo de 90 horas de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GEEC), otimizando o orçamento público e garantindo o cumprimento do Planejamento Estratégico”, ressaltou o pró-reitor.

Conforme detalha a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a realização do curso reflete o compromisso da instituição em cumprir os objetivos estabelecidos pelo Planejamento Estratégico Institucional.

“A construção do Planejamento Estratégico do Ifac foi um momento muito importante e que contou com a contribuição de nossos docentes e técnicos administrativos. Ter esse documento norteando as ações do Ifac reforça nosso compromisso em seguir ampliando melhorias para nossas unidades. A oferta desse curso significa muito mais que apenas cumprir um dos objetivos previstos. Ela demonstra como estamos no caminho certo e prezando pela organização da nossa instituição”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Conforme cronograma, o curso “Gestão Por Processos” acontece até o dia 18 de novembro, em formato digital pela plataforma RNP.