CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

publicado: 25/11/2021 20h37, última modificação: 25/11/2021 20h37
Evento continua nesta sexta, dia 26, com transmissão pelo YouTube e Google Meet
noticia_ifac.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) concluiu o segundo dia de atividades do VI Congresso de Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira 25, com palestras sobre interdisciplinaridade, internacionalização, além de apresentações orais e oficinas. O evento, que faz parte do calendário acadêmico e científico da instituição termina nesta sexta, 26.

Clique aqui para assistir as atividades da tarde do dia 25 no VI Conc&t

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para a Amazônia”, o VI Conc&t é realizado, pelo segundo ano consecutivo, em formato digital. A realização do evento nestes moldes se deve a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). O evento conta com tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

As atividades da tarde tiveram início com o Palco Cultural, transmitido pelo Google Meet, que recebeu a apresentação de canções interpretadas pelos servidores Nelson Santos e Deimisson Silva e declamação de poemas da servidora Cecília Ugalde.

conct_dia25 (1).jpegNa sequência, ocorreu a palestra sobre Planejamento e Práticas interdisciplinares: desafios e possibilidades, ministrada pelo pesquisador Lucas de Melo Andrade do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O professor convida à reflexão sobre as especificidades e potencialidades da nossa escola, nossa localidade. Ele também explicou sobre a importância do diálogo com os colegas professores para promover projetos interdisciplinares e envolver a comunidade em ações transformadoras. O professor ainda falou sobre a especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar, oferecida no IFPR.

Em seguida, foi realizada a palestra sobre Internacionalização da Rede Federal, ministrada pela assessora de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Carolina Oliveira. Ela citou o conceito de internacionalização como ferramenta chave para a formação de cidadãos e profissionais aptos a trabalharem em comunidade local e mundial e destacou a importância de ampliar os programas do gênero na Rede Federal.

conct_dia25 (4).jpeg conct_dia25 (6).jpeg

Também contribuiu para o debate, o professor Henrique Rego Monteiro, ex-diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, falando da importância, nos processos de mobilidade, de não apenas enviar pessoas para intercâmbio como também receber estudantes e professores de outros países no Brasil. Ele relatou casos e destacou a importância da internacionalização incluir projetos como start ups para troca de conhecimentos.

A programação de palestras desta quinta-feira foi encerrada com o painel com o tema “Panorama da Indústria Acreana: desafios e perspectivas” que contou com uma exposição do presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano Ribeiro da Silva.

conct_dia25 (7).jpegParalelamente, por videoconferência no Google Meet aconteceram apresentações orais de trabalhos de pesquisa e ensino, além da oficina de Institucionalização de Projetos de Pesquisa e Extensão, ministrada pelas servidoras Suellen Valentim e Luana Oliveira de Melo.

O VI Conc&t continua nesta sexta-feira, 26, a partir das 7h45 com apresentações do Palco Cultural, palestras sobre agronegócio, nanobiotecnologia e oportunidade de estudos nos Estados Unidos. Pela tarde, acontece uma mesa redonda com egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), palestra sobre formação de professores, finalizando com uma mesa redonda sobre jogos eletrônicos, e uma palestra sobre o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além das oficinas e apresentações de trabalhos. A programação completa pode ser acessada em: https://web.ifac.edu.br/conct/programacao/.