Notícias

Extensão

Adolescentes recebem oficina do Ifac "Clube do Fuxico"

publicado: 26/10/2021 18h03, última modificação: 26/10/2021 18h04
Jovens no abrigo Dra. Maria Tapajós aprendem a arte do fuxico a partir do projeto, fruto de uma parceria do Ifac com o Tribunal de Justiça
projeto_fuxico (1).jpg

Aula inaugural da oficina Clube do Fuxico no Abrigo Dra. Maria Tapajós / Acervo do projeto

No início do mês, dia 13 de outubro, foi realizada a aula inaugural do Clube do Fuxico com meninas residentes do abrigo Dra. Maria Tapajós, em Rio Branco. O projeto de extensão é parte de uma parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac) com o Tribunal de Justiça (TJ/AC) a partir do Acordo de Cooperação Técnica Nº 7/2021. Além do Clube do Fuxico, o projeto do Ifac incluirá outras atividades de Arte, Cultura e Cidadania como palestras e cursos.

A ação é desenvolvida pela Coordenação de Arte, Cultura e Cidadania, com a servidora Mariete Buriti junto ao Projeto Arte do Ser, da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

projeto_fuxico (2).jpg projeto_fuxico (3).jpg

De acordo com a coordenadora do projeto do Ifac, Mariette Buriti, o fuxico tem feito a diferença na vida de muitas pessoas empreendedoras já que a técnica possibilita a confecção de produtos artesanais para a venda. Ela explica que o fuxico é uma técnica artística e cultural que consiste no reaproveitamento de retalhos de tecido. A partir dessa técnica de alinhavar retalhos é possível formar tapetes, bolsas, capas para bebedouros, entre outros produtos, que podem ser vendidos.

A arte de fazer fuxico consiste em um trabalho de simples entendimento e manuseio, pois tradicionalmente o retalho é recortado em formato circular e se alinhava suas bordas puxando a linha e unindo bem firme o início como final do alinhavo. Assim, forma-se uma trouxinha de tecido, aí está formado o fuxico tradicional. Porém, existem outros modelos que serão apresentados durante a oficina, como flor grande e folha, flor pequena, flor sobreposta, fuxico quadrado e fuxico hexagonal”, garantiu.

As oficinas estão sendo realizadas presencialmente, com todos os cuidados para a prevenção da Covid-19, respeitando as orientações das organizações de saúde. A carga horária total é de 30 horas, com dois encontros de três horas na semana. Ao final do projeto, será realizada uma exposição dos trabalhos dos participantes que acontecerá nos abrigos.