Campus Cruzeiro do Sul

Campus Cruzeiro do Sul realizará evento sobre línguas estrangeiras

publicado: 28/10/2021 17h34, última modificação: 28/10/2021 17h57
Projeto contará com salas de conversação com pessoas nativas nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa, além de uma oficina de tradução de textos estrangeiros
encontro_idiomas_cruzeiro.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Cruzeiro do Sul está preparando o encontro virtual “Idiomas + Imersões: A vastidão além da fala e da tradução”, que visa proporcionar a prática da língua estrangeira entre os participantes.

O evento que será dos dias 3 a 8 de novembro, contará com salas de conversação com pessoas nativas nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa e, também, uma oficina de técnicas de tradução de textos estrangeiros. Os encontros serão pela plataforma Google Meet e as salas serão mediadas por professores do Ifac e das instituições parceiras. O projeto é aberto para a comunidade e as inscrições podem ser feitas com o preenchimento do formulário eletrônico.

Clique aqui para se inscrever

O projeto está sendo desenvolvido pelas professoras Aline Maria da Silva (Língua Espanhola), Keila Souza (Língua Espanhola) e Maria Ederlene Correia (Língua Inglesa) por meio do Centro de Idiomas do Ifac Campus Cruzeiro do Sul.

Segundo as organizadoras, o projeto tem como finalidade, além da prática oral e compreensão em língua estrangeira, fomentar o estreitamento linguístico e cultural levando os participantes a uma imersão no que há de mais precioso em uma região, a sua singularidade, o seu povo.

A ação será realizada em parceria com a Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios (UNAMAD - Peru), Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo Industrial (SENATI – Peru), Instituto de Educación Superior Tecnológico Público Jorge Basadre Grohman (ISTJBG – Peru), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Cruzeiro do Sul.

Programação

O minicurso de introdução às técnicas de Tradução de Textos Estrangeiros será nos dias 3, 4 e 5 de novembro, das 15h às 18h (horário do Acre). A formação terá a carga horária de 12 horas e será ministrada pelos professores Carlos Humberto Tuesta (SENATI-PERU), Matheus dos Santos (Ifac), Maria Ederlene Correia (Ifac) e João Itamar de Almeida (Ufac/Campus Floresta).

As salas de conversação começam no dia 3 com a sala “Vivências no processo de aprendizagem”, onde haverá o compartilhamento de experiências no decorrer dos cursos FIC em Português como Língua Adicional, Inglês e espanhol. Os encontros serão das 18h às 21h (horário do Acre).

Nos dias 4 e 5, será a vez dos encontros da sala “Falemos/ We speak/ Hablemos”, momento em que serão utilizadas somente as línguas estrangeiras. O professor da área conduzirá este momento de prática oral, interação em contexto comunicativo e compreensão em língua estrangeira. Os encontros também serão das 18h às 21h (horário do Acre).

No dia 6 será o encontro da sala “Meu lugar, nossa cultura e nossos sabores” onde os participantes vão falar sobre seu país, cultura, língua e história. As apresentações estarão abertas para que os inscritos no evento possam aprender com o nativo da língua. A programação se encerra no dia 8 de novembro, com atividades a partir das 18h.

Os encontros terão a presença de professores e estudantes do Peru e Brasil, da presidente do Conselho Municipal de Turismo de Cruzeiro do Sul, Siane Maria Grandidier, além dos estudantes que realizaram intercâmbio nos Estados Unidos, Adriano Barboza e ngela Nepomuceno e do aluno do integrado, Caleb Lima que também tem fluência na língua inglesa.