Comitê de Ética em Pesquisa do Ifac toma posse

publicado: 15/10/2021 23h22, última modificação: 15/10/2021 23h22
Cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (15.10), em formato virtual
5.png

Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal do Acre (Ifac) tomaram posse nesta sexta-feira (15.10), durante cerimônia realizada virtualmente. O evento contou com a presença dos representantes titulares e suplentes, como também de servidores e da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos. O CEP/Ifac é coordenado pela docente Maria das Graças Alves Pereira.

Criado em 2020 e obtendo o Registro Inicial pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP/CNS), em agosto de 2021, o CEP é o órgão responsável, junto ao Ifac, pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.

Conforme detalha o CNS, toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa e cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição do CEP.

Coordenadora do CEP/Ifac, Maria das Graças destacou a importância do Comitê, como também agradeceu o empenho de todos que atuaram, direta e indiretamente, na criação do novo órgão do Instituto Federal do Acre.

1.png   6.png

“Estamos começando agora, com apoio da Ufac e parceria da Funtac, que nos cedeu uma sala para funcionamento inicial, enquanto a sede da Reitoria segue em construção. Hoje temos participantes do CEP/Ifac, titulares e suplentes, que estão sendo capacitados e ficando aptos a estabelecer, elaborar e emitir pareceres futuros. Tudo isso irá facilitar bastante e diminuir o tempo de aprovação dos projetos de pesquisa. Acreditamos e queremos isso. Agradeço a todos e sabemos que não é fácil, nem rápido e nem simples ser do CEP. É um investimento de estudo e todos nós estamos nessa missão e com esse propósito de ajudar”, destacou Maria das Graças.

Rosana Cavalcante dos Santos, que foi responsável por dar posse aos novos membros titulares e suplentes, enfatizou que a implementação do CEP é reflexo do crescimento da instituição.

“Estamos avançando um degrau a mais na escala de instituições que priorizam a pesquisa. Agora, vamos dedicar esforços para valorizar, difundir e sustentar o trabalho do CEP, para continuarmos avançando na valorização de nossos pesquisadores, estudantes e servidores. Meus agradecimentos ao CEP/UFAC, que nos recebe, acolhe e assume o papel de coirmão no processo de capacitação inicial e auxílio no início de nossa jornada, e também a todos os servidores que aceitaram assumir a missão pública de participar do Comitê. Muito obrigada também ao Conselho Estadual de Saúde, que indicou os representantes para a nossa composição”, ressaltou a reitora do Ifac.

João Lima, que participou da cerimônia representando o CEP da Universidade Federal do Acre (Ufac), lembrou em sua fala sobre a importância da ética na pesquisa e destacou a parceria com o Ifac. “Quero desejar vida longa ao CEP/Ifac e dizer que durante todo esse tempo de diálogo com a Maria das Graças foi sempre um aprendizado. Ver o CEP/Ifac nascer é uma honra. Continuo à disposição do Comitê e vamos continuar juntos. O Estado só tem a ganhar, assim como as pesquisas e os programas de pós-graduação”.

3.png   4.png

Representando o Conselho Estadual de Saúde e integrando o CEP/Ifac, Giovanny Kley participou da nomeação e reforçou a importância da ciência. “Esse é um momento muito importante para o Ifac, pois estamos vindo de um processo muito grande de negação à ciência e negação à vida. Temos um CEP que tende a fortalecer a ciência, tecnologia, inovação e a pesquisa, que tem um compromisso social, compromisso real com a vida e com as pessoas. Eu, que trabalho na área de saúde, fico muito feliz em ter mais um espaço e em compor esse espaço, para de fato termos uma ciência a serviço do povo. Então, o Conselho Estadual de Saúde parabeniza a todos e todas que estão aqui, parabeniza o Ifac por esse grande ganho, tanto para a instituição, como para o Estado e para a sociedade”.

Diretor de Pesquisa do Ifac, José Marlo Araujo de Azevedo representou a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, durante o encontro. Na oportunidade, ele frisou a parceria da unidade e a importância do trabalho desenvolvido pelo Comitê.

“Meus parabéns a toda equipe que trabalhou de forma muito proativa e todas as pessoas que contribuíram para elaboração dos trabalhos. A Proinp é uma parceira, junto com a Diretoria de Pesquisa. Gostaria de ressaltar a importância do CEP para nossa instituição, para os programas de pós-graduação e nossos alunos. O CEP vai contribuir bastante para todos os processos da região, do nosso Estado, considerando que precisamos ter um olhar para a pesquisa. Estamos aqui sempre que precisar, dando o nosso melhor para os servidores, estudantes e para comunidade”.

A cerimônia de posse dos novos membros do CEP/Ifac contou ainda com a participação de representantes do CEP/Uninorte, do campus Rio Branco, das diretorias gerais e de Ensino, como também do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).