Campus Tarauacá

Ifac de Tarauacá produz 600 máscaras e 435 litros de álcool 70 para doação

publicado: 19/10/2021 20h48, última modificação: 19/10/2021 21h35
Ação realizada em parceria com o CRAS, instituições municipais e estaduais buscou atender à população na prevenção ao Covid-19
projeto-covid-tarauaca (1).jpeg

Servidores e alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Tarauacá estão, desde agosto, desenvolvendo um projeto com ações de produção e distribuição de álcool 70° INPM e máscaras faciais. Parte do material já foi entregue nesta terça-feira, 19, à Secretaria de Estado de Educação, que fará o repasse às escolas locais, ao Batalhão da Polícia Militar, ao Lar Novo Hamburgo e mais 11 instituições.

O projeto também inclui uma campanha de conscientização sobre a prevenção do Covid-19 na rádio local. Sob a coordenação da professora de Química, Thays Mandu a equipe do projeto é composta por 27 integrantes, entre discentes voluntários dos cursos técnicos e servidores.

projeto-covid-tarauaca (2).jpeg

Projeto realiza entrega do álcool 70 em lar de crianças / Acervo do projeto

A partir do projeto, o Ifac firmou parceria com instituições públicas do município para a doação das formulações alcoólicas produzidas, priorizando o retorno das instituições públicas de ensino estaduais e municipais. No total, foram produzidos 435 litros de álcool 70.

Como preparação para o projeto, foi feito um treinamento da equipe sobre boas práticas de laboratório e a definição do protocolo de formulação alcoólica para produção de álcool 70 °INPM, pela técnica de laboratório de Química, Pollyanna Nascimento.

projeto-covid-tarauaca (3).jpeg

Equipe do projeto entrega 150 l de álcool 70 à Secretaria de Educação / Acervo do projeto

As etapas de formulação alcoólica e rotulagem dos produtos foram realizadas nos Laboratórios de Química e Física do campus Tarauacá, respectivamente. Os rótulos (arte e impressão) foram confeccionados no próprio campus Tarauacá, pela equipe de Tecnologia da Informação.

O projeto também fez parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Tarauacá para a confecção e doação de aproximadamente 600 máscaras faciais para o público atendido pela instituição.

Conscientização

Junto com a produção e doação de álcool 70 e das máscaras faciais, a equipe do projeto vem realizando uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao Covid-19 na Rádio Comunitária Nova Era FM, no programa "Hora do Ifac" que vai ao ar toda quinta-feira, das 9h às 9h30.

projeto-covid-tarauaca (4).jpeg

Profa. Thays Mandu e alunos do projeto participam de programa na Rádio Comunitária Nova Era

A ação de comunicação foi organizada em cinco programas onde os estudantes falam sobre a importância do projeto realizado no campus Tarauacá, sobre a eficácia do álcool 70 em relação às demais formulações alcoólicas disponíveis e compartilham relatos pessoais sobre a participação nos projetos do Ifac.

Segundo a professora Thays, os alunos vem escrevendo trabalhos para apresentação em eventos científicos.

Além disso, as atividades de laboratório retornarão futuramente para contribuir com a demanda do Ifac Campus Tarauacá, quando do retorno das aulas presenciais.

Agradecemos à equipe gestora do campus Tarauacá, às pró-reitorias de Pesquisa e Extensão e, especialmente, aos servidores e alunos voluntários do projeto, que participaram ativamente de cada etapa”, concluiu a coordenadora.

A iniciativa do campus Tarauacá integra o conjunto de esforços do Ifac no enfrentamento da pandemia no Acre. Desde março de 2020, o Instituto vem trabalhando com diversos projetos nas seis unidades, buscando minimizar os impactos da pandemia para a população, como a produção de sabão, álcool 70% e máscaras de tecido.